Por O Dia
Rio - Um tiroteio suspendeu parcialmente a circulação de trens do ramal Saracuruna, entre as estações Penha e Gramacho, no início da noite desta segunda-feira. Segundo informações, a troca de tiros entre policiais e criminosos danificou a rede aérea nas proximidades da estação Vigário Geral. A circulação ficou suspensa entre 18h45 e 20h. 
De acordo com a SuperVia, a circulação de trens ocorreu apenas entre as estações Central do Brasil e Penha – ficando suspensa a operação no trecho entre Penha Circular e Saracuruna. As viagens foram parcialmente normalizadas quando técnicos encerraram parte dos reparos da rede aérea em Vigário Geral e liberaram uma das duas linhas para circulação. A extensão Vila Inhomirim também ficou temporariamente suspensa mas já está operando.
Publicidade
Técnicos seguem trabalhando nos reparos da rede aérea para normalizar totalmente a circulação no menor tempo possível. Os passageiros estão sendo informados pela SuperVia por meio do sistema de áudio dos trens e estações.
70 interrupções em 2019
Publicidade
Tiroteios às margens da linha férrea também impactam frequentemente o serviço dos trens; o último deles havia sido registrado no último dia 23 de março no ramal Santa Cruz. Em 2019, foram registrados 70 tiroteios nas proximidades do sistema ferroviário, totalizando 69 horas e dez minutos de alterações na circulação. Em casos assim, os trens podem aguardar ordem de circulação em estações seguras ou a circulação do ramal pode ser parcialmente suspensa. Quando o tiroteio cessa, a concessionária realiza vistorias em cabos da rede aérea para garantir a retomada da operação em condições adequadas.