Por Anderson Justino

O primeiro dia de aplicação das medidas de escalonamento nos horários das indústrias e do comércio, na Cidade do Rio, foi repleto de dúvidas entre os trabalhadores, com pontos de transporte público lotados, ontem, na parte da manhã. Policiais militares e agentes da Operação Barreira Fiscal atuaram no ponto de bloqueio na Avenida Brasil, na altura do Trevo das Margaridas, e retiraram passageiros dos ônibus que circulavam com gente em pé (desobedecendo à norma publicada no dia 17 de março).

"A partir de amanhã (hoje), vamos intensificar as ações para evitar aquelas aglomerações que a gente tanto clama para que as pessoas se conscientizem. Nos ajudem. O (portal) 1746 é um grande aliado", disse Gutemberg Fonseca, secretário municipal de Ordem Pública.

Falta explicação

Para o servidor público Edimilson Russell, ainda falta esclarecimentos por parte das autoridades. "Está difícil entender o que eles realmente estão determinando. Falam que é para os ônibus não transitarem com passageiros em pé, mas não aumentam o número de coletivos. Infelizmente não tem como chegar no horário certo", reclama o morador de Vista Alegre, na Zona Norte.

Já à noite, na volta para casa, nossa reportagem registrou uma redução na aglomeração de passageiros. Ônibus circulavam sem pessoas em pé e, na estação Central, da SuperVia, por volta de 18h, o embarque estava visivelmente mais vazio quem em dias normais.

Ações diárias

Segundo informações da Operação Barreira Fiscal, os agentes estão atuando desde o dia 25 de março, apoiando a Polícia Militar e o Detro no combate ao transporte irregular de passageiros que entram na capital. A ação é diária, das 4h às 21h, e atualmente funciona em dois pontos estratégicos da Avenida Brasil, em Irajá e na altura de Santa Cruz. Também estão sendo vistoriados os veículos com passageiros transportados em pé, que são orientados a desembarcar.

Você pode gostar
Comentários