Delegacia de Comércio Exterior da Receita Federal fica na Avenida Presidente Antônio Carlos - Reprodução / Google Street View
Delegacia de Comércio Exterior da Receita Federal fica na Avenida Presidente Antônio CarlosReprodução / Google Street View
Por LUANA BENEDITO
Rio - Um vigilante da Delegacia de Comércio Exterior da Receita Federal (Decex) morreu, na noite deste domingo (5), com suspeita do novo coronavírus. Carlos José Martins do Valle, de 46 anos, começou a apresentar sintomas da covid-19 na sexta-feira, data em que compareceu ainda ao trabalho em que prestava serviço há mais de dez anos.
Segundo a Receita Federal, cinco vigilantes estão afastados com suspeitas da covid-19, um deles está internado, mas apresenta sintomas leves da doença. Dois servidores do órgão também estão com sintomas do novo coronavírus.
Publicidade
Colegas de Carlos relatam que, na quinta-feira, ele estava bem e não apresentava sintomas da covid-19. Já na sexta-feira, o colaborador da Receita se queixou de dores pelo corpo e tossia muito. No sábado, o vigilante começou a sentir falta de ar e procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro em que morava, Irajá, na Zona Norte do Rio.
"No sábado, Carlos estava ainda bem e animado, até conversou com os colegas. No entanto, no domingo, a sua esposa nos relatou que ele havia piorado. Por conta do quadro clínico, cogitaram transferi-lo para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, Zona Norte, mas houve uma mudança e ele seria levado para o Hospital do Cérebro, na Lapa", conta Flávio José Passos Coelho, superintendente regional da 7ª Região Fiscal (RJ/ES) da Receita Federal.
Publicidade
O vigilante morreu quando estava na ambulância para ser transferido para o hospital na Lapa. "Ele era uma pessoa muito querida pelos servidores e colaboradores da Receita", lembra Flávio. Carlos foi sepultado nesta segunda-feira no Cemitério de Irajá. Ele deixou esposa e um filho de cinco anos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que Carlos José colheu swab para testagem de exame de covid-19. O óbito está sob investigação da pasta.
Publicidade
Por conta do caso suspeito de covid-19, a Receita Federal afastou os colegas que tiveram contato com Carlos. A sede Decex foi esvaziada e ficará fechada por tempo indeterminado. O local fica no prédio do Ministério da Economia, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 375, no Centro do Rio. Ali, ainda funcionam diversos órgãos federais.
"Desde o início, nós adotamos medidas para a prevenção e combate da covid-19, mas existe o contato do trabalhador no meio de transporte até chegar ao prédio", comenta o superintendente.
Publicidade
Confira a nota da SES na íntegra:
A coordenação da UPA de Irajá informa que o paciente Carlos José Martins do Valle deu entrada na unidade no sábado (04/04) com relato de febre e tosse seca. Ele foi imediatamente atendido por um clínico e após avaliação encaminhado para sala de isolamento.

Na unidade, o paciente realizou exame de sangue e de imagem, que detectou uma inflamação na região do tórax. Carlos José colheu swab para testagem de exame de COVID-19. Em seguida, foi medicado e levado ao oxigênio.

A coordenação da UPA informa ainda que no mesmo dia solicitou a internação em leito hospitalar para Covid 19. O paciente permaneceu internado em isolamento, quando foi regulado, um dia após a entrada, para o Instituto Estadual do Cérebro (IEC). Ao iniciar a preparação para transferência, o paciente apresentou piora no quadro clínico e veio a óbito.