Aumento das doenças respiratórias no inverno pode influenciar  - Reginaldo Pimenta
Aumento das doenças respiratórias no inverno pode influenciar Reginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou, na tarde desta terça-feira, que o Rio já tem 89 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 1.688 casos confirmados. Segundo a SES, 78 mortes ainda estão sob investigação. Nesta segunda-feira, havia 71 mortes e 1.461 casos confirmados da covid-19.
De acordo a pasta, as 18 novas vítimas são:
Publicidade
Homem de 74 anos; de Duque de Caxias
Homem de 78 anos; de Duque de Caxias
Homem de 64 anos; de Iguaba Grande
Homem de 67 anos; de Iguaba Grande
Homem de 39 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 43 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 47 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 48 anos; do Rio de Janeiro
Mulher de 54 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 58 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 63 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 63 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 68 anos; do Rio de Janeiro
Mulher de 71 anos; do Rio de Janeiro
Homem de 72 anos; do Rio de Janeiro
Mulher de 85 anos; do Rio de Janeiro
Mulher de 74 anos; de São Gonçalo
Homem de 62 anos; de São Gonçalo
Os 89 óbitos, dos 52 homens e 37 mulheres, foram registrados nos seguintes municípios: Rio de Janeiro (59); Duque de Caxias (5); Belford Roxo (3); São Gonçalo (3); Iguaba Grande (2);
Itaboraí (2); Niterói (2); Nova Iguaçu (2); Rio Bonito (2); Volta Redonda (2); Arraial do Cabo (1); Maricá (1); Mesquita (1); Miguel Pereira (1); Petrópolis (1); Rio das Ostras (1); São João de Meriti (1).
Publicidade
Witzel libera circulação
O governador Wilson Witzel (PSC) decidiu liberar a circulação de pessoas nos municípios que ainda não têm casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). A nova medida foi anunciada em coletiva de impressa realizada no início da tarde desta terça-feira no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, na Zona Sul.
Publicidade
Além de não ter casos da covid-19, os municípios que acabarão com parte do isolamento social terão que garantir uma "barreira sanitária" para que os moradores não circulem entre as cidades vizinhas.
"Nossa preocupação inicial sempre é preservar vidas, mas precisamos olhar para o futuro, para dar o mínimo de fôlego para as empresas. Fica a critério do prefeito, se ele não sentir seguro", destacou Witzel. "A partir do momento que surge o primeiro caso (da doença), a nossa determinação é voltar (ao isolamento social). Estamos monitorando isso 24 horas".
Publicidade
O governador disse que a lista com as cidades que vão sair do isolamento social será divulgada em breve. No entanto, ele adiantou que boa parte delas fica nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O decreto com as novas medidas será publicado ainda hoje.
"Todas as escolas serão mantidas fechadas. A escola é um ponto de aglomeração. A circulação interna tem por objetivo dar fôlego econômico para o município, mas não se permitirá a aglomeração de pessoas", reforçou.
Publicidade
De acordo com o último balanço da Secretaria estadual de Saúde, divulgado ontem, dos 92 municípios do Rio, há casos confirmados da covid-19 em 41 deles. "Isso pode mudar diariamente. Estamos vivendo um processo de muita mudança ao longo das avaliações que estamos fazendo. Peço que compreendam", pediu.
Outras cidades
Publicidade
Para as demais cidades do estado, Witzel reforçou o decreto publicado no Diário Oficial de hoje, que flexibilizou o funcionamento do comércio no estado. Na publicação, o governador havia permitido que, além dos estabelecimentos considerados essenciais, os demais poderiam reabrir, desde que funcionando apenas para entrega a domicílio ou em esquema drive thru.
Na coletiva, Witzel disse que o decreto será reeditado, liberando demais lojas para funcionar apenas com o serviço delivery. "Na capital, Baixada Fluminense e Sul do estado as restrições são totais", reafirmou, sobre o isolamento social.
Publicidade
Veja a lista dos municípios que poderão reduzir as medidas restritivas:

São Francisco de Itabapoana

São Fidélis

Quissamã

Carepebus

Conceição de Macabu

Varre- Sai

Natividade

Bom Jesus de Itabapoana

Italva

Cardoso Moreira

São José de Ubá

Cambuci

Carmo

Laje de Muriaé

Miracema

Santo Antônio de Pádua

Aperibé

Itaocara

Paty do Alferes

Cantagalo

Comendador Levy Gasparian

São Sebastião do Alto

Santa Maria Madalena

Macuco

Cordeiro

Duas Barras

Engenheiro Paulo de Frontin

Sumidouro

São José do Vale do Rio Preto

Vassouras