Cristo Redentor - Daniel Castelo Branco
Cristo RedentorDaniel Castelo Branco
Por Lucas Cardoso

A pandemia do novo coronavírus vai mudar as comemorações da Semana Santa. Para evitar aglomerações nas igrejas do Rio, o Cardeal Dom Orani Tempesta informou que a agenda de missas e atividades do feriado serão realizadas pela internet e sem a presença de público.

"Será uma Semana Santa diferente. Pedimos a todos que nesse momento fiquem em casa com suas famílias, compartilhando, contando histórias e rezando. Celebraremos a Páscoa de maneira simplificada, mas com profundidade. A Páscoa é sobre aquele que foi crucificado, ressuscitou e está entre nós. É o momento de cuidar do outro mesmo estando longe dele. Para Deus, não há fronteira nem distância", explicou o arcebispo.

Além da realização das cerimônias online, hoje, data que relembra o momento da ceia de Jesus com os discípulos, não haverá o tradicional Lava-pés. A medida foi tomada para evitar o contato e obedecer as medidas de distanciamento social.

Outra novidade para este ano é a benção do cardeal ao Brasil aos pés do Cristo Redentor, algo que não acontecia desde 1931, quando Dom Leme fez celebração da inauguração do monumento. O ato vai acontecer no Domingo de Páscoa, às 19h, e também será transmitido pela internet.

"Quando Dom Leme inaugurou o Cristo, ele consagrou a cidade e o país ao coração de Jesus. Depois disso, tivemos várias consagrações lá. Mas assim como o Santo Padre fez, nossa ideia é colocar nas mãos do Senhor todas as angústias da cidade, do estado e do país", destacou o cardeal, que faz parte do grupo de risco e, por isso, não vai às ruas desde que a quarentena foi determinada.

O aguardado almoço de Páscoa na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro foi cancelado, mas a população em situação de rua não ficará sem alimento no domingo. Isso porque, de acordo o líder da Arquidiocese, serão distribuídas quentinhas nos lugares onde esses necessitados estiverem. Voluntários circularão pelo Centro com os donativos.

Também no domingo, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, fará um sobrevoo de helicóptero para abençoar o município e pedir pela cura dos enfermos. A celebração está marcada para se iniciar às 15h e será acompanhada pelo tocar dos sinos em todas as igrejas do Rio

Você pode gostar
Comentários