Por

Médico sanitarista, especialista em Medicina da Família e Comunidade, e mestre em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, Daniel Soranz acredita que o melhor caminho para se evitar a proliferação do novo coronavírus nas favelas seria a ampliação dos serviços de saúde. Aqui, ele detalha duas propostas básicas:

Proteção e vigilância

"É preciso identificar os casos, por meio da ampliação de testes. Com isso, será possível mapear e, por consequência, bloquear a transmissão dentro dessas localidades. Os exames deveriam ser realizados em todos os que apresentarem sintomas respiratórios e febre. E não somente em casos considerados graves. Quanto antes for detectado, melhor", diz Soranz.

Unidades de referência

"O ideal é instalar polos de atendimento específico para a Covid-19 em cada umas dessas favelas. É necessário que elas tenham o seu próprio núcleo de tratamento. Isso impede que os infectados busquem cuidados médicos em outras regiões e acabem contaminando outras pessoas, ou que sobrecarreguem as unidades. Quadras de escolas de samba podem ser uma boa sugestão", conclui o especialista.

Você pode gostar
Comentários