O que você tem feito para sair da rotina durante o isolamento social para conter a propagação da Covid-19? Conversado com a família através de plataformas de bate-papo? Fazendo exercícios? Conhecendo novos livros e filmes? Na Penha, Zona Norte do Rio, uma família encontrou uma maneira irreverente para passar o tempo e, de quebra, se unir ainda mais neste momento.
Por iniciativa do músico Luiz Carlos Barbosa Júnior, conhecido como Júnior Bill, o grupo decidiu reproduzir apresentações de famosas comissões de frente das escolas de samba do Carnaval carioca. Tudo aconteceu por acaso, durante uma brincadeira com a família, filmada pela esposa e lançada nas redes sociais.
"A gente vê tanta notícia ruim nos meios de comunicação que decidi arrumar uma maneira de distrair meus filhos e meus sobrinhos. Antes, eu brincava fazendo mágicas com eles, mas às vezes batia um tédio e não sabia o que fazer para passar o tempo sem repetir as mesmas coisas. Um dia, pegamos um pano e comecei a cantar o samba de 2010 da Unidos da Tijuca, 'Segredo'. Minha esposa filmou e jogamos no Facebook. A gente não tinha ideia de que aquilo causaria um alvoroço. As pessoas comentando, compartilhando e agradecendo porque o vídeo trazia um pouco de alegria para eles. As crianças decidiram não parar", revela Júnior Bill.
Ao todo, eles já encenaram seis paródias de desfiles: Tijuca 2010; Grande Rio 2020; União da Ilha 2017; Vila Isabel 2019; Salgueiro 2020; Tuiuti 2018 e a mais recente, da atual campeã deste ano, a Unidos do Viradouro. O desempenho da família rendeu elogios de personalidades do Carnaval.
Quem quiser conferir a família fazendo arte, os vídeos então no canal do YouTube Bill Sambatuque ou na página do Facebook Júnior Bill.