Por RENAN SCHUINDT

O prefeito Marcelo Crivella anunciou ontem que cerca de 300 respiradores vindos da China vão chegar ao Rio ainda neste mês. Além dos equipamentos, fundamentais para a sobrevivência dos pacientes graves acometidos pela Covid-19, a remessa contará com monitores, máscaras, toucas e óculos de proteção, entre outros itens. O transporte será feito por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para evitar que o material fique retido em outros países.

O envio dos equipamentos será feito em duas etapas. As saídas da China estão marcadas para 27 de abril e 27 de maio. Na primeira leva, além dos respiradores, serão enviados 300 monitores, 490 desfibriladores, três milhões de máscaras, entre cirúrgica e N95, e 30 mil óculos de proteção. Já no próximo mês, a nova remessa contará com 426 respiradores, 741 monitores, dois milhões de toucas e de máscaras, entre outros itens, como luvas e cabos.

"Nossa maior preocupação era que esse transporte fosse feito por aviões chineses e que os equipamentos ficassem retidos. Com os aviões do governo, não teremos esse problema", disse Crivella. O prefeito também comemorou a chegada de 16 novos tomógrafos. "O exame feito por tomógrafo é o melhor meio de identificar os casos de Covid-19. Os equipamentos vão trazer uma tranquilidade para o médico na hora do diagnóstico", completou.

Os equipamento chegar ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, seguirão por via terrestre com escolta militar até o Rio. De acordo com Crivella, outra parte do material, comprado ainda no ano passado, já foi entregue. A previsão é que a distribuição dos itens de saúde ocorra em breve, entre os hospitais de campanha e o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, unidade escolhida como referência pelo município para tratar pacientes em estado grave.

Vale ressaltar que, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até ontem, 227 pacientes seguiam hospitalizados na cidade do Rio. Destes, 87 estão em UTIs.

Você pode gostar
Comentários