Rio de Janeiro - RJ  - 14/04/2020 - COVID 19 - Coronavirus na cidade do Rio - Transito pesado na saida da Avenida Presidente Dutra, cheganda da Avenida Brasil, sentido centro do Rio -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 14/04/2020 - COVID 19 - Coronavirus na cidade do Rio - Transito pesado na saida da Avenida Presidente Dutra, cheganda da Avenida Brasil, sentido centro do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia

Desde o início das medidas de restrição social para evitar a expansão do novo coronavírus, o Rio tem registrado trânsito com pouco fluxo de veículos nas ruas e avenidas. Ontem pela manhã, no entanto, diversas vias de acesso ao município registraram congestionamentos. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), entre 6h e 9h houve engarrafamento de até cinco quilômetros. Ou seja, cerca de 80% maior do que foi anotado no mesmo horário da última terça-feira.

Segundo o COR, foi registrado trânsito intenso no Trevo das Margaridas, na altura de Cordovil, na Zona Norte. Conforme a Concer, concessionária que administra a BR-040, o longo congestionamento foi causado por uma operação de fiscalização da Polícia Militar, que controlava o acesso de veículos de fora da capital e também verificava se os ônibus levavam passageiros em pé. A PM informou que as ações de ontem foram realizadas mediante solicitação dos órgãos de fiscalização e controle dos transportes, tanto no âmbito municipal como na esfera estadual.

demandas

Levantamento do RioÔnibus mostra que o número de passageiros nos coletivos da cidade subiu na última semana, mesmo após a prefeitura decretar o escalonamento dos setores essenciais. De acordo com a entidade, foi necessário adicionar mais ônibus na frota circulante. O aumento foi de 32% para 34% na semana seguinte ao decreto.

O fluxo de passageiros nos trens e metro também tem se mantido baixo. Segundo levantamento do MetrôRio, a concessionária tem registrado, em média, cerca de 80% a menos de usuários. Na última segunda-feira, até as 16h, a SuperVia contabilizou queda de quase 64% no número de passageiros. A CCR Barcas informou que leva atualmente cerca de 20 mil passageiros diariamente. Ou seja, 75% menos do que antes das restrições sociais.

Você pode gostar
Comentários