Por

Em dois meses de circulação, a pandemia do novo coronavírus alcançou estatísticas de antigos dramas brasileiros. O número de mortes diárias causadas pelo vírus já é semelhante à média de homicídios no país. Em 2019, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou 41.635 mortes violentas, o equivalente a 114 por dia. Só a Covid-19 fez 204 vítimas entre segunda-feira e ontem, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na semana passada, o vírus bateu a média de homicídios por quatro vezes consecutivas: 114 mortes na terça-feira, outras 133 no dia seguinte, 141 na quinta-feira e 115 na sexta. A letalidade do coronavírus também está alcançando os números da dramática violência urbana do Rio. O Índice de Crimes Violentos Letais Intencionais do Instituto de Segurança Pública (ISP) - homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte - registrou 695 homicídios entre janeiro e fevereiro deste ano, uma média de 11,5 por dia.

Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 42 óbitos nas últimas 24 horas, número quase quatro vezes maior. Mesmo já alarmante, o número de óbitos por coronavírus no país deve ir muito além do que é divulgado, por conta da subnotificação - nem todas as vítimas são testadas.

Você pode gostar
Comentários