- Daniel Castelo Branco
Daniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do IplanRio, da Casa Civil e do Centro de Operações, anunciou que usará um drone, a partir desta quarta-feira (15/04), equipado com alto-falante sobrevoará diversos pontos da cidade, alertando aos cidadãos sobre a importância de ficar em casa e, se precisarem sair, que mantenha distância de dois metros de outras pessoas, conforme as orientações do Ministério da Saúde. O prefeito Marcelo Crivella anunciou hoje o novo apoio:

"Vamos usar um drone que tem um alto-falante. Ele vai levar uma mensagem às pessoas e avisar: por favor, voltem para casa. Não permaneçam em aglomeração, tem risco", disse Crivella. O serviço será usado para o atendimento das chamadas do Disk Aglomeração e permitirá à Prefeitura estender esse tipo de ação.

Será possível ainda usar sinais de celulares (Operadora TIM) para detectar pontos de aglomeração e câmeras da Prefeitura que utilizam inteligência artificial para identificar volumes de pessoas em deslocamento. Caso sejam verificadas grandes concentrações em áreas públicas que possam representar risco de propagação do novo coronavírus, o drone será enviado ao local para fazer os alertas necessários.

Para ajudar no monitoramento da cidade, todas as ações do drone serão transmitidas em tempo real para a base operacional do Riocentro, onde funciona o Gabinete de Crise da Prefeitura, e para o Centro de Operações, na Cidade Nova.