- Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Deu positivo o teste para o coronavírus do agente penitenciário, que morreu nesta terça-feira,  no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Wagner Barros de Moura se apresentou para trabalhar, no último dia 8, o Complexo de Gericinó, em Bangu, e foi orientado a retornar para casa após ser verificado que ele estava  febril.
O funcionário realizou o exame e testou positivo para a covid-19. Em nota, a Seap lamentou o falecimento do servidor e disse que desde quando Wagner foi internado, está prestando o auxílio necessário aos familiares.

"Informamos, ainda, que, ao tomar conhecimento dos casos de internação hospitalar e/ou falecimento de servidores, a equipe de Saúde Ocupacional da Seap entra em contato, por meio de ligações telefônicas e visitas ao servidor hospitalizado, além do fornecimento de orientações aos familiares, em relação aos procedimentos administrativos que estes deverão adotar", disse a pasta, em nota. 

Até o momento, 121 servidores estão afastados de serviço por questões médicas. A Seap esclarece que, como procedimento de rotina, os atestados médicos dos mesmos são encaminhados à pericia da Secretaria de Estado de Saúde, que os analisa e tem a responsabilidade de deferir ou não a licença médica.

"Ressaltamos que, como ação protetiva, todos os presos, que estão ingressando no sistema, ficam em isolamento social durante 14 dias. Após esse período, os mesmo serão inseridos no coletivo da unidade", completou a pasta. 

Desde quinta-feira (09/04), todas as 51 unidades prisionais, além do prédio, onde fica a sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, na Central, estão utilizando os termômetros infravermelho, cujo objetivo é realizar a medição da temperatura dos servidores da Seap.

Além dos 56 termômetros digitais, foram distribuídos mais 500 óculos de segurança; e 911 garrafas de oito litros de água sanitária para a limpeza das unidades. É importante esclarecer que os aparelhos, principalmente os óculos de segurança, serão usados de acordo com a necessidade, cuja avaliação ficará a cargo da Subsecretaria de Tratamento Penitenciário. Essa é mais uma medida realizada pela Seap visando o enfrentamento e a prevenção contra o Coronavírus no sistema prisional fluminense.

Ressaltamos, ainda, que continuam sendo distribuídas máscaras e luvas cirúrgicas, além de álcool em gel, aos servidores das unidades prisionais. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é indicado à função que os inspetores exercem, por orientação do Ministério da Saúde.

Foram instaladas um número maior de pias nas unidades e fornecidos sabão e toalha de papel, para a facilitação e intensificação da lavagem das mãos, com orientação da área técnica da Seap.