Treinamento e capacitação de garis com as Forças Armadas - Divulgação / Prefeitura do Rio
Treinamento e capacitação de garis com as Forças ArmadasDivulgação / Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, em parceria com o Exército, iniciou nesta quarta-feira o treinamento de garis da Comlurb para a descontaminação de espaços públicos. Só no primeiro dia, 60 garis foram treinados para novas técnicas de sanitização e desinfecção de ambientes. O curso é ministrado por militares da Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro.
O planejamento e alinhamento das parcerias da Prefeitura com as Forças Armadas no combate ao novo coronavírus está sendo feito pela Secretaria de Ordem Pública (Seop).

Durante a capacitação, os garis receberam informações sobre os processos para a descontaminação em locais públicos, orientação quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los. Além disso, também foram informados sobre a maneira correta da colocação e retirada, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção. Os garis ainda aprenderão sobre o risco oferecido pelo coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies.
Publicidade
O presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, informou que o trabalho de desinfecção realizado pelos garis tem sido essencial e já passou por trens, ônibus, barcas e metrô. Além de atender 128 comunidades.

“Desde o mês de março a Prefeitura, por meio da Comlurb , vem fazendo a higienização e sanitização de todos os modais de transportes e locais de grande circulação de pessoas, hospitais, clínicas da família. Este programa de higienização já foi para as comunidades do Rio de Janeiro. Até ontem já tínhamos atendidos 128 comunidades e na data de hoje chegaremos a 150 . Esse treinamento vem a auxiliar, a prover de mais informações, mais técnicas para os nossos profissionais de realizarem o nosso trabalho”, afirmou o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.