Aos 63 anos, o taxista Onofre de Paula, que é diabético, teme o prejuízo causado pela pandemia do novo coronavírus
 - Danillo Pedrosa
Aos 63 anos, o taxista Onofre de Paula, que é diabético, teme o prejuízo causado pela pandemia do novo coronavírus Danillo Pedrosa
Por Danillo Pedrosa

Com a pandemia do novo coronavírus, os taxistas descobriram um adversário muito maior que a concorrência dos motoristas de aplicativos. Mesmo que o período de quarentena esteja só começando, eles já sabem que a luta para fechar a conta no fim do mês vai ser difícil.

Na porta do West Shopping, ponto de muito movimento no bairro de Campo Grande, dezenas de taxista formam uma grande fila perto da entrada, mas a espera por um passageiro está durando horas. O número de corridas caiu para cerca de 30% do habitual, a depender da sorte, e o clima é de angústia entre os motoristas.

"A situação está muito complicada. São três, quatro corridas por dia. Desgaste mental, desgaste físico, correndo risco de pegar coronavírus", reclamou Valtair Costa, de 36 anos, que costuma fazer cerca dez corridas em dias comuns. Com as contas do mês chegando, a prioriodade é colocar comida na mesa.

"Venho para a rua só para defender o alimento dos meus filhos. Dívidas, estou deixando para depois", disse.

Já Onofre de Paula, de 63 anos, é diabético e está no grupo de risco. Apesar de aposentado, ele precisa trabalhar para complementar a renda, mas sempre com muito cuidado para evitar o contágio.

"Ganho um salário mínimo, mas isso mal dá para comprar os remédios. Ainda tenho que fazer a manutenção do carro", explicou Onofre. "Uso álcool em gel, o que eles mandam. Não uso máscara porque espanta o passageiro, ele pode pensar que estou contaminado", completou o taxista.

E além das contas, Onofre e Valtair precisam arcar com os custos da manutenção do carro. Pior ainda para quem é taxista auxiliar, que precisa pagar diárias. Entretanto, alguns revelam que chegaram a um acordo para reduzir esse valor. Além disso, estes têm direito a receber uma cesta básica doada pela prefeitura.

 

Você pode gostar
Comentários