Por

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) vai financiar pesquisas de combate ao coronavírus na Policlínica Piquet Carneiro e no Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Vão ser investidos R$ 421 mil em grupos de pesquisadores, que vão monitorar um total de 1.738 pacientes com coronavírus. O acompanhamento de pessoas já curadas da doença, durante um período de nove meses, com exames a cada três meses, também está nos planos da fundação.

Os pacientes contaminados serão avaliados durante o período de internação, com exames de ultrassonografia de tórax e hemogramas. Posteriormente, os resultados serão comparados com tomografias computadorizadas de tórax. A ultrassonografia será utilizada em pacientes com exames positivos para Covid-19, pois tem sido peça fundamental para diferenciação de outros problemas pulmonares e, como é mais econômica do que as tomografias, pode auxiliar tanto na triagem dos pacientes, como na previsão de evolução da doença e avaliação dos efeitos da ventilação mecânica.

Coordenador do projeto e médico da Uerj, Agnaldo José Lopes ressalta a relevância do auxílio para tratamento da doença. "Com os recursos para fazer a aquisição de novos equipamentos e a manutenção adequada dos aparelhos de UST já existentes, a policlínica e o hospital terão melhores condições de levar adiante a estratégia no atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus".

O presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, afirma que a resolução da pandemia "será através da ciência e da pesquisa, com vacinas e o tratamentos, por exemplo.Temos, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, pesquisadores e laboratórios de excelência para nos trazer as respostas que procuramos", destaca.

Você pode gostar
Comentários