Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier - Cléber Mendes / Agência O DIA
Hospital Municipal Salgado Filho, no MéierCléber Mendes / Agência O DIA
Por O Dia
A Prefeitura do Rio decidiu suspender todas as visitas a pacientes internados nas unidades da rede municipal de saúde, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus na cidade. A resolução foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município, assinada por Carolina Altoé Velasco, substituta da Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Busch, que se recupera da covid-19. 
A Secretaria ressalta, no entanto, a manutenção de acompanhante de idosos, crianças, gestantes, recém-natos e portadores de necessidades especiais, uma vez que não são considerados visitas, garantindo contudo as informações necessárias para que o acompanhante possa avaliar os riscos com base no período previsto de internação do paciente.
Publicidade
Para mantes os familiares e cuidadores informados sobre a evolução ou estado de saúde dos pacientes internados, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o uso de um telefone institucional para o envio de mensagens com os relatórios para o familiar ou cuidador principal do paciente internado.
No momento da internação, a SMS recomenda que seja solicitado um telefone celular de contato do familiar ou cuidador, que tenha o aplicativo WhatsApp instalado. "Deve-se providenciar um Relatório Clínico Diário, com horário definido pela equipe de gestão da unidade a ser informado ao familiar e/ou cuidador, enquanto o paciente permanecer internado", diz o texto.