Instituto Penal Cândido Mendes confirma óbito de homem por covid-19 - Reprodução/Google Street View
Instituto Penal Cândido Mendes confirma óbito de homem por covid-19Reprodução/Google Street View
Por O Dia
Rio - O coronavírus, que assola o mundo com contaminações e crescente no número de mortes, agora chegou ao sistema prisional do Rio de Janeiro. Um idoso de 73 anos, identificado como Fernando Pinto da Silva, faleceu por conta da covid-19. Ele era da penitenciária do Instituto Cândido Mendes, no Centro da cidade, local que abriga apenas aqueles em situação de regime fechado e com mais de 60 anos.
O falecimento do homem, ocorrido na última quarta-feira e confirmado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), já foi registrada como óbito por coronavírus. O idoso, que estava preso desde outubro de 2017, começou a sentir os primeiro sintomas no dia 9 de abril: ele apresentou, no geral, dor abdominal, sudorese fria e prostração, uma espécie de fraqueza no corpo.
Publicidade
A Seap, em nota, lamentou a morte e esclareceu as medidas de cuidado que estão sendo tomadas nas unidades prisionais. "A Seap lamenta o falecimento do interno e esclarece que todos os apenados que tiveram contato com o preso estão isolados na unidade. A secretaria ressalta que todos estão sendo acompanhados e os atendimentos médicos, quando necessários, estão sendo realizados no local", destacou.
O órgão ainda falou sobre como será o movimento de ir e vir dentro da penitenciária. "Qualquer saída da unidade só ocorrerá após autorização da Subsecretaria de Tratamento Penitenciário e análise médica. O Instituto Penal Cândido Mendes tem capacidade para 246 internos e atende, de acordo com o número do efetivo carcerário da última quarta-feira, 305 apenados", finalizou a secretaria.