Rio de Janeiro - RJ  - 01/04/2020 - COVID 19 - Coronavírus na cidade do Rio  - na foto, movimentação pelas ruas do centro do  Rio - moradores de rua no Largo da carioca - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - O DIA FOTO
Rio de Janeiro - RJ - 01/04/2020 - COVID 19 - Coronavírus na cidade do Rio - na foto, movimentação pelas ruas do centro do Rio - moradores de rua no Largo da carioca - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaO DIA FOTO
Por Marina Cardoso

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) viu as demandas de violência doméstica, preocupação dos familiares com os presos e falta d'água crescerem. Em menos de um mês, a instituição atendeu a mais de 17 mil cidadãos, desde o início do trabalho remoto.

Como estão suspensas as visitações em presídios, há receio dos familiares dos presos pela falta de contato e também sobre a necessidade do fornecimento de alimentos. "Há um volume enorme de demandas, e é um dos maiores atendimentos (sobre presos)", disse a 2ª subdefensora pública-geral do Estado do Rio, Paloma Lamego.

Outra demanda frequente neste período é a de falta d'água, problema recorrente e que se agravou no último mês. "Há problemas que conseguimos resolver amigavelmente, mas outros estamos mapeando para exigir e buscar a solução. A água chega poucas vezes na semana em alguns endereços", explica Lamego. 

Também houve um aumento na procura à DPRJ por conta de casos de violência doméstica: "Esbarramos com uma situação delicada, com a dificuldade de abrigamento dessas mulheres em um período como este. Mas existe uma articulação para isso funcionar com outras esferas da Justiça", garante a subdefensora. Há, ainda, demandas de conflitos familiares, como a dificuldade de contato com o filho para quem não está com a guarda, além do recebimento de apoio financeiro para o filho.

No caso de atendimento a pessoas em situação de rua, transexuais e travestis, a Defensoria atua para localizar abrigos que possam receber essas pessoas.

 

São 110 polos remotos para atendimento
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A Defensoria também destaca a atuação na área da Saúde. Neste período, há a articulação para adotar medidas de organização para o atendimento aos pacientes da Covid-19. Foram pedidas 92 recomendações para as prefeituras responderem.
Das cidades que não atenderam, a DP entrou com ações civis públicas pedindo de apresentação de planos.
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Para o enfrentamento da pandemia, a DP criou 110 polos remotos de atendimento - via e-mail, Whatsapp e telefone. Além disso, foi criado um site só para demandas de coronavírus (coronavirus.rj.def.br).
Mas vale lembrar que a central de relacionamento 129 continua funcionando e atua de forma remota, além do atendimento online do site.
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