Édison Regio de Moraes Souza, de 65 anos, recebeu alta ontem - Reprodução de vídeo
Édison Regio de Moraes Souza, de 65 anos, recebeu alta ontemReprodução de vídeo
Por Aline Cavalcante

O paciente Édison Regio de Moraes Souza, de 65 anos, foi curado e recebeu alta hospitalar ontem após mais de um mês internado com o diagnóstico de coronavírus. O nefrologista e professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) foi o primeiro caso grave de Covid-19 registrado no estado do Rio. A saída foi marcada com comemoração e aplausos na unidade particular Quinta D'Or. No município do Rio, cerca de 29% dos casos confirmados da doença foram curados.

Édison deu entrada no dia 13 de março, apresentando graves disfunções respiratórias e renal, em decorrência da doença. Ele ficou mais de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob suporte ventilatório e hemodiálise.

"Ele se queixou de febre e muito cansaço. No hospital foram feitos exames que confirmaram a Covid-19. No dia seguinte o quadro tinha evoluído e ele precisou ser entubado. Os rins pararam e foi preciso fazer hemodiálise. Isso pode acontecer em alguns casos graves, como foi o de Édison. Aos poucos fomos registrando discretas melhoras e reduzimos a sedação, e depois foi feita transição para respiração espontânea", explicou o médico Emmanuel Salgueiro.

Na saída do hospital, Édison se emocionou e agradeceu a equipe médica. "Tenho que agradecer a cada um de vocês. O atendimento que eu tive aqui foi maravilhoso. Cheguei muito mal e estou saindo vivo, vou sair inteiro. E isso deve-se à competência de todos e, acima de tudo, a papai do céu que tomou conta da gente".

Édison precisará permanecer em isolamento e fará exames para garantir que não há risco de transmissão da doença.

Você pode gostar
Comentários