Por

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decretou, ontem, a obrigatoriedade do uso de máscaras não profissionais para quem precisar sair de casa. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município e passa a valer a partir desta quinta-feira. De acordo com o texto, a não utilização do equipamento de proteção na rua e em ambientes como transportes públicos e supermercados será passível de multa. O valor ainda não foi definido.

"Nós estamos tomando medidas sempre com muito equilíbrio, consultando o comitê científico e nosso gabinete de crise. Essas medidas acompanham a gravidade da doença que estamos verificando na cidade. Chegamos a 86% de leitos de UTI ocupados. Então, precisamos tomar medidas. A melhor delas é a conscientização das pessoas", explicou o prefeito durante coletiva de imprensa no Riocentro.

Segundo o decreto, o uso das máscaras de tecido será obrigatório em toda a cidade, seja em áreas públicas (ruas, praças e áreas de lazer) ou em espaços privados, como farmácias, supermercados e qualquer outro comércio em funcionamento na cidade. O prefeito reforçou que o uso de máscaras profissionais deve ser restrito aos profissionais de saúde.

"Se todos usarem as máscaras cirúrgicas, os médicos e enfermeiros vão ficar sem", disse Crivella.

Valor será definido

De acordo com a prefeitura, o decreto será complementado ao longo desta semana por uma resolução elaborada pela Secretaria de Ordem Pública, Casa Civil e Guarda Municipal, que definirá o valor da multa e o modelo de fiscalização. Ontem, a prefeitura antecipou que, no interior dos ônibus e dos comércios em funcionamento, a penalidade será aplicada aos proprietários dos estabelecimentos e aos donos das empresas de ônibus. A fiscalização deve ser feita em conjunto por agentes da Secretaria municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal.

Você pode gostar
Comentários