Nos abrigos da ASAB são servidas 500 refeições por dia. Toda ajuda é bem-vinda  - DIVULGAÇÃO
Nos abrigos da ASAB são servidas 500 refeições por dia. Toda ajuda é bem-vinda DIVULGAÇÃO
Por O Dia
Foi com um largo sorriso no rosto que os 100 homens acolhidos nos dois abrigos da Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB), em Santíssimo e na Freguesia, receberam os alimentos doados pelo curso de Gastronomia do Senac da Barra da Tijuca no final de março. A instituição, fundada em 1999, serve 500 refeições diárias para os internos e depende da solidariedade da sociedade civil para manter suas atividades.
"Nós fazemos bazares com artigos doados pela comunidade mas, com o isolamento, não estamos podendo contar com essa alternativa para angariar fundos", conta a Irmã Maria Elci Zerma, a presidente fundadora, lembrando que é possível colaborar doando também roupas, calçados, artigos para o lar, móveis, e, claro, dinheiro.
Publicidade
Ela explica que os internos são pessoas retiradas das ruas e ficam nos abrigos por seis meses. Neste período, recebem, além das refeições, medicação, terapia contra dependência de álcool e drogas, documentações e preparação para empregabilidade.
'Mesa Brasil'
Publicidade
 O programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos do Sesc RJ, que existe há 20 anos, recolhe produtos em perfeitas condições de consumo e entrega a aproximadamente 800 instituições cadastradas. A rede de solidariedade conta com mais de 200 parceiros e está presente em 82 municípios do estado.
Durante a suspensão das atividades do Senac RJ, em prevenção à Covid-19, seis unidades que possuem cozinhas profissionais estão realizando doações de alimentos perecíveis, adquiridos para aulas práticas de gastronomia.
Entre os alimentos estão carnes suína e bovina, ovos, leite, creme de leite, manteiga, legumes e frutas.
Publicidade
"Temos certeza que a ASAB fez um ótimo uso dos alimentos. Não temos dúvidas de que pequenas atitudes geram grandes transformações", afirma Gisele Canto, gerente do Senac Barra da Tijuca.
Quer saber como ajudar a ASAB? Acesse http://www.betaniasab.org.br.