- Banco Mundial/ONU
Banco Mundial/ONU
Por

Se você é fumante, fique atento. Um documento publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que o tabagismo é fator de risco para a covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Parar de fumar pode reduzir risco de desenvolver a forma mais severa da covid-19.

O texto diz ainda que, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o tabagismo aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial, as cardiovasculares isquêmicas (como infarto do miocárdio) e derrame cerebral), doenças respiratórias (bronquite e enfisema) e diversos tipos de câncer.

"O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Eles são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose", reforça o documento.

Ao levar as mãos não higienizadas à boca para fumar, pode-se contrair o vírus. Tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, portanto, se infectados, podem ter sua saúde ainda mais ameaçada.

Você pode gostar
Comentários