- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), fechou nesta segunda-feira, 18 estabelecimentos comerciais na Rocinha, Zona Sul da cidade. Os agentes percorreram a Estrada da Gávea, as localidades Via Ápia, Largo do Boiadeiro e Roupa Suja, e o Mercado Popular da comunidade, passando por 321 estabelecimentos, dentre os quais 303 já estavam fechados em respeito ao decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta tarde, a fiscalização seguiu para a Gardênia Azul, na Zona Oeste.

Entre as lojas fechadas estão um bazar, um salão de beleza e uma casa de produtos nordestinos. Durante a ação, uma lanchonete também foi orientada a se adequar ao decreto municipal, que proíbe o consumo de alimentos nesses locais a fim de evitar aglomerações; e nove ambulantes se retiraram. A Comlurb recolheu ainda cerca de 325 kg de resíduos sólidos. Em ação anterior na comunidade, durante a Semana Santa, cerca de 800 comércios não essenciais já haviam sido fechados pelos agentes municipais.
Em um mês de fiscalizações no comércio como medida de combate à Covid-19, a Seop registrou, até este domingo (19), o fechamento de 2.968 estabelecimentos dos 3.857 visitados em toda a cidade.