MPRJ apresenta diagnóstico de denúncias relacionadas a covid-19 recebidas pelo Disque-Denúncia - Divulgação / Ministério Público do Estado do Rio
MPRJ apresenta diagnóstico de denúncias relacionadas a covid-19 recebidas pelo Disque-DenúnciaDivulgação / Ministério Público do Estado do Rio
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou um diagnóstico das denúncias relacionadas a covid-19 recebidas pelo Disque-Denúncia no período entre os dias 16 de março e 9 de abril deste ano, por meio de seu Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ).

Segundo os dados divulgados, o volume de chamadas envolvendo o tema registrou no período uma média diária de 221 denúncias, valor próximo à média diária para todos os assuntos em 2019 (264) . Do total recebido (6.648), 96% é sobre desrespeito às recomendações para distanciamento social, que noticiam aglomerações (2.885), funcionamento irregular de estabelecimentos (1.856) e questões trabalhistas (1.626).
A análise elaborada pelo CENPE/MPRJ apresenta mapas com representação gráfica dos pontos onde houve maior distribuição de denúncias de aglomerações, funcionamento irregular e questões trabalhistas relacionadas a covid-19 no Rio.

Número acumulado de denúncias

Segundo a ánalise, os dados apontam que 60% dos relatos de aglomerações é sobre concentração de pessoas em empresas, comércios, bares e restaurantes. Inicialmente houve elevado registro de denúncias em empresas, tendo diminuído a partir da primeira semana, com subsequente crescimento de relatos sobre bares, restaurantes e comércios.

O diagnóstico conclui que os estabelecimentos comerciais, empresas, bares e restaurantes concentram a maior parte das denúncias relacionadas ao descumprimento de recomendações de distanciamento social. Os relatos de aglomerações e abertura irregular de comércio aumentam com o tempo, enquanto os que apontam questões trabalhistas diminuíram bastante a partir da primeira semana de isolamento. Entre os bairros com maior número de denúncias estão Centro, Campo Grande, Barra da Tijuca, Tijuca e Madureira.
MPRJ apresenta diagnóstico de denúncias relacionadas a covid-19 recebidas pelo Disque-Denúncia - Divulgação / Ministério Público do Estado do Rio





"O monitoramento dos dados do Disque-Denuncia é essencial para o MPRJ entender que ações e medidas precisam ser reforçadas no combate a epidemia. Em particular, a análise permite acompanhar quais os principais problemas relatados, em que locais mais se desrespeita as medidas e como o cumprimento de medidas tem variado nas últimas semanas", afirma a coordenadora do CENPE, Joana Monteiro.