Por

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, ontem, que 345 dos 346 leitos da rede municipal destinados a pacientes com o novo coronavírus estão ocupados. Os dados indicam que os hospitais públicos da cidade já ultrapassaram os 99% de ocupação. Ainda segundo o balanço da secretaria, quando são inseridas as unidades estaduais e federais na conta, essa taxa de ocupação chega a 90%.

Os 345 pacientes internados estão em leitos dos hospitais municipais Ronaldo Gazolla — referência para a internação de pacientes com a doença na rede —, CER Leblon, Souza Aguiar, Pedro II, Albert Schweitzer, Miguel Couto, Rocha Faria, Evandro Freire, Salgado Filho e Jesus (Pediátrico).

Para a médica especialista em geriatria e psiquiatria Roberta França, afrouxar as regras de isolamento sem que hospitais de campanha estejam prontos e na atual situação de lotação dos leitos pode transformar o Brasil em uma nova Itália. "Nossa curva só está achatada por conta do isolamento horizontal. Se isso for flexibilizado agora, podemos ver desfiles de caixões pelas ruas e ter que escolher entre jovens e idosos, como aconteceu por lá [na Itália]. Só assim as pessoas vão entender a gravidade desse vírus", alertou.

Você pode gostar
Comentários