Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos
Publicidade

Estátuas da cidade amanhecem com ‘máscaras’ em ação para fortalecer decreto

Obrigatoriedade de utilização das máscaras pelas pessoas em toda a capital passa a vigorar nesta quinta-feira (23)

Por O Dia
Rio -  As estátuas da cidade do Rio de Janeiro amanheceram com máscaras. A ação foi feita pela Prefeitura como uma forma de chamar a atenção da população para o decreto do prefeito Marcelo Crivella, que tornou obrigatório em toda a capital o uso do adereço a partir desta quinta-feira (23). Com as máscaras, a Prefeitura espera uma redução na velocidade do contágio do novo coronavírus.

Mais de 40 estátuas amanheceram com ‘máscaras’ feitas de TNT (material semelhante a tecido, obtido através de liga de fibras) e que vão permanecer por dez dias nas esculturas. A campanha pelo uso de máscaras envolverá estátuas que homenageiam personalidades e também as que são cartões postais do município. Estão na relação os bustos de Zumbi dos Palmares (no Centro) e Padre Miguel (na Zona Oeste), e as estátuas de Bellini (em frente ao Maracanã), Cartola (na Mangueira, na Zona Norte) e Carlos Drummond de Andrade (na orla da Zona Sul). Cada monumento receberá uma plaquinha com a seguinte inscrição: “Se tá fora de casa, tem que usar máscara. É obrigatório”.

Idealizador do decreto, o gestor do Gabinete de Crise contra a Covid-19 e secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, destaca a importância da ação ostensiva na cidade para a proteção de cada pessoa por meio da conscientização. "É fundamental conscientizar. Se houver necessidade de sair para a rua, pedimos que o cidadão utilize a máscara e evite aglomerações. Esta campanha reforça a exigência da prática, seguindo a determinação do decreto do prefeito Marcelo Crivella", afirma Gutemberg.
O decreto do prefeito Marcelo Crivella foi publicado no sábado (18), em edição especial do Diário Oficial do Município, e torna obrigatório o uso de máscaras na cidade para quem sair às ruas e nos estabelecimentos abertos ao público, a partir desta quinta-feira. Quem não usar as máscaras poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

"O mais importante não é punir, mas conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras neste momento em que a curva de contágio do novo coronavírus se acentua na cidade. É preciso a colaboração de todas as pessoas. Um deve alertar o outro que não estiver usando máscara para que passe a usá-la, a fim de se proteger e proteger as demais pessoas", disse o prefeito.

Um milhão de máscaras biodegradáveis para a população
Publicidade
O gestor do gabinete de crise disse que a Prefeitura vai distribuir em vários pontos da cidade um milhão de um novo tipo de máscara, feita de celulose, biodegradável e com design mais eficiente, para evitar a contaminação do lado interno. "É um material reciclado, que você usa um dia e depois joga fora", disse Gutemberg.

Já o subsecretário de Publicidade, Wesley Santos, afirmou que a Prefeitura sempre teve um posicionamento muito claro e com uma mensagem única: fique em casa. "A responsabilidade sobre o controle ou não do contágio também é de cada um. Mas, como ainda há quem precise ir às ruas, o uso das máscaras torna-se fundamental, mesmo sendo um paliativo, já que, repito, nada substitui o isolamento social", diz Wesley.




Você pode gostar
Comentários
mais notícias