Hospital de Campanha do Riocentro para auxílio no combate ao novo coronavírus - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Hospital de Campanha do Riocentro para auxílio no combate ao novo coronavírusMarcos de Paula/Prefeitura do Rio
Por Gabriel Sobreira

Médicos de outras cidades e estados do Brasil estão sendo procurados pela Prefeitura do Rio para trabalhar no Hospital de Campanha do Riocentro. O prefeito Marcelo Crivella está em avançadas conversas com chefes do Executivo municipal e estadual para tentar aumentar o quadro de profissionais de saúde necessários para o atendimento à população na unidade localizada na Zona Oeste, que funcionará a partir de 1º de maio. São cerca de cinco mil vagas.

"Estamos fazendo todos os esforços para termos os profissionais de saúde atuando na linha de frente o quanto antes. Como temos pressa para combater o avanço de casos de covid-19, queremos acelerar as contratações com médicos que estejam disponíveis e dispostos a entrar nas ações no Rio de Janeiro, sejam eles de outras cidades ou outros estados menos impactados pela doença. Vamos pagar as hospedagens e os serviços deles enquanto estiverem ajudando e tratando dos nossos pacientes", explicou o prefeito Marcelo Crivella.

Todos os novos profissionais contratados serão treinados no centro de capacitação montado no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari. De acordo com a prefeitura, os hotéis já estão disponíveis por meio de uma parceria firmada pelo município. Para médicos, os salários podem chegar a R$ 15,6 mil (conforme especialidade e carga horária), mais benefícios.

A Empresa Pública de Saúde (RioSaúde) é a responsável pela gestão do hospital de campanha e vai realizar os processos seletivos de profissionais para quatro unidades de referência no tratamento da covid-19. Além das contratações para o Hospital Ronaldo Gazolla e do Hospital de Campanha do Riocentro, a empresa pública está apoiando o governo federal no preenchimento das vagas para o Hospital Geral de Bonsucesso e Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão/UFRJ).

"São cerca de cinco mil vagas para os quatro hospitais, sendo 1.049 para médicos (intensivistas, intensivistas pediátricos, infectologista, clínico geral). Do total de inscrições, 950 contratações já estão efetivadas", informou a prefeitura.

"No início da próxima semana, a RioSaúde fará o chamamento de candidatos inscritos nos processos seletivos. Os contratados para o hospital de campanha se juntarão a profissionais já treinados no Ronaldo Gazolla para a abertura do primeiro módulo da unidade do Riocentro, dia 1° de maio. Já os admitidos para os hospitais de Bonsucesso e Fundão se apresentarão, em seguida, às direções das respectivas unidades", acrescentou a prefeitura.

material a caminho
Publicidade
O Brasil vai receber mais de 200 toneladas de equipamentos comprados na China. O material será trazido em duas etapas e a previsão é que, amanhã, um avião saia daquele país com o primeiro lote. Nele, virão 300 respiradores, 700 monitores, 110 carrinhos de anestesia e mais de três milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre máscaras, óculos, capotes e luvas.
"Outro voo é previsto sair da China dia 27 de maio. Virão 426 respiradores, outros 301 monitores e cabos. Um navio, que já está a caminho do Brasil, transporta dez tomógrafos de 64 e 128 canais. O equipamento é fundamental para ajudar no diagnóstico do coronavírus", informou, em nota, a Prefeitura do Rio.
Publicidade
A prefeitura garantiu também que está em andamento a ação judicial para obter os 80 respiradores comprados em São Paulo. "A Procuradoria-Geral do Município pediu à Justiça que a liminar seja revigorada, garantindo a entrega dos 80 respiradores adquiridos em dezembro de 2019. Reiterou ainda pedido para que seja deferida a apreensão dos equipamentos", esclareceu.
Você pode gostar
Comentários