Lei vale para servidores municipais estaduais e federais - Daniel Castelo Branco
Lei vale para servidores municipais estaduais e federaisDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - Mesmo com a abertura do primeiro hospital estadual de campanha, inaugurado neste sábado, no Leblon, na Zona Sul do Rio, unidades de saúde seguem sufocadas com o crescimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Ses), apontam que a taxa de ocupação das unidades da rede estadual é de 71% em leitos de enfermaria e 83% em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao analisar as taxas registradas há pouco mais de duas semanas, os números eram de de 41% e 63%, respectivamente.
Segundo a Ses, 2.235 pacientes estão internados na rede estadual. No total, em toda a rede pública, 326 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs. Estes podem ser movidos para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal. Hoje, 936 pacientes estão internados na capital em unidades das três esferas por suspeita ou confirmação da covid, dentro desse número, 313 estão internados em UTI.
Publicidade
Com exceção do Hospital Regional Zilda Arns, onde as taxas de ocupação são de 78% na enfermaria e 77% na UTI, e do Hospital de Campanha Lagoa-Barra, com 28 dos 30 leitos de UTI ocupados, a secretaria informou que todos os outros leitos destinados para a covid estão ocupados e que há rotativa de vagas ocasionadas por altas, óbitos. Há também as reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs.
A Ses também destacou que o próximo hospital de campanha a ser inaugurado será o do Maracanã, que contará com 400 leitos, 80 deles de UTI, nos primeiros dias de maio. Os demais 1.400 leitos em outros sete hospitais de campanha e uma estrutura modular serão inaugurados de forma gradativa ao longo do mês de maio, de acordo com a evolução da pandemia.
Publicidade
Unidades destinadas covid-19

Rio de Janeiro
Hospital de campanha Lagoa-Barra (30 de UTI e 20 de enfermaria)
Instituto do Cérebro (44 UTI)
Hospital Anchieta (14 UTI e 61 enfermaria)
Hospital Universitário Pedro Ernesto (52 UTI e 48 enfermaria)
Instituto de Infectologia São Sebastião (7 UTI)

Niterói
Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras (10 UTI e 7 enfermaria)

Volta Redonda
Hospital Regional Zilda Arns (80 UTI e 149 enfermaria)

Vassouras
Hospital Universitário de Vassouras (50 UTI)

A Secretaria ainda enfatizou que, com o reforço de novos equipamentos, recursos humanos e parcerias, a capacidade de testagem biomolecular do Laboratório Central Noel Nutel (Lacen) foi ampliada e a lista de amostras que aguardavam laudos foi zerada.

Com isso, o Lacen, que passou a funcionar durante 24h por dia, aumentou a capacidade para analisar cerca de 900 amostras diariamente, sendo 600 no próprio laboratório e o restante por meio de parcerias firmadas com o Ibex (Instituto de Biologia do Exército), Fiocruz, Hemorio, Instituto Evandro Chagas (IEC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)

A secretaria frisa que cerca de 10 mil análises para covid-19 já foram realizadas desde a entrada do vírus no estado, priorizando casos graves, óbitos e profissionais da saúde e segurança. Hoje, em média, o prazo para laudos é de cerca de 48h após entrada do material no laboratório, tempo necessário para a análise.