Por O Dia
Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou, nesta terça-feira, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, contrato da Parceria Público-Privada da iluminação pública, que vai possibilitar o investimento de R$ 1,4 bilhão na modernização da iluminação e na conectividade da cidade nos próximos 20 anos. A partir da assinatura do acordo, a manutenção e a operação do parque de iluminação pública do município serão realizadas pelo consórcio Smart Luz, vencedor da licitação.
"Teremos uma cidade não só iluminada, mas com uma boa rede de transmissão de dados. É um avanço enorme para nossa população", afirmou o prefeito.
Publicidade
Com a medida, o Rio vai ganhar 450 mil luminárias com tecnologia LED, e 90 mil pontos de luz vão passar por modificações nos próximos doze meses. "A conta de luz será muito menor e a iluminação de mais qualidade. São lâmpadas inteligentes, que ficam mais ou menos claras, de acordo com a necessidade", informou o prefeito.
Também serão instalados 5.001 pontos de wifi e 10.002 câmeras, sendo 40% delas com reconhecimento facial. A localização desses pontos vai considerar estudos desenvolvidos pelas áreas competentes. O COR (Centro de Operações Rio) poderá indicar quais são as regiões que mais demandam pontos de wifi. Já a Secretaria de Ordem Pública, por exemplo, contribuirá com o apontamento de áreas que demandam mais segurança.
Publicidade
"Várias áreas estão envolvidas e toda a cidade será alcançada por esse projeto, que traz inúmeros benefícios para o cidadão carioca. Pensamos em alternativas para que a cidade fique mais iluminada, mais conectada, mais segura e mais econômica. Com a substituição das luminárias atuais pelas de LED, a expectativa é que mais de R$ 120 milhões sejam economizados por ano, com a redução nas contas de consumo de energia do município", explica Rosemary Macedo, Secretária Municipal de Fazenda e responsável pela condução da PPP.
Rosemary destaca também a importância do Tribunal de Contas do Município nesse processo. "Fica aqui meu agradecimento ao TCM pela agilidade com a qual analisou esse projeto permitindo que os procedimentos tivessem andamento, e fossem concluidos para a assinatura do contrato".
Publicidade
Orlas e praças com iluminação especial
O contrato estabelece que 34 km de orlas, 101 parques e praças, 23 edificações e fachadas históricas e 12 espaços culturais e turísticos, além de esculturas e monumentos, receberão iluminação especial.
Publicidade
A PPP ocorre nos moldes da chamada contraprestação pecuniária, por meio da qual o município receberá de volta cerca de 30% do montante arrecadado com a Contribuição sobre a Iluminação Pública (Cosip).
A PPP firmada entre a Prefeitura e o consórcio também vai contribuir com a mobilidade urbana. Serão instalados seis mil sensores semafóricos que permitirão uma gestão inteligente do trânsito. Isso possibilitará uma economia no gasto do combustivel, o que contribui o com a redução de emissão de carbono e com a sustentabilidade ambiental. Há ainda a instalação de quatro mil sensores de resíduos para bueiros.
Publicidade
Homenagem e reconhecimento
Ao abrir a solenidade, Crivella prestou homenagem ao presidente da Rioluz (Companhia Municipal de Energia e Iluminação), Max Kelli Motta da Silva, que faleceu no sábado (25), vítima da Covid-19. Ele foi lembrado por todos os presentes por sua trajetoria à frente da empresa. "Conseguimos fazer uma parceria que não seria possível sem a capacidade e o espirito público do Max", agradeceu o prefeito.
Publicidade
Para a Secretária Municipal de Fazenda, Rosemary Macedo, amiga pessoal de Max Kelli, ficou também o agradecimento ao profissional de extrema competência e a equipe da Rio Luz que ele conduzia. "Max foi fundamental em todo esse processo. A ele minha admiração e meu respeito".