Ministério Público faz ação na Baixada - Reprodução / Internet
Ministério Público faz ação na BaixadaReprodução / Internet
Por O Dia
Rio - Seis policiais militares foram presos nesta quarta-feira por corrupção e organização criminosa no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). A Operação Alcaides é realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro,
Os agentes que participam da ação cumprem ainda mandados de busca e apreensão, além das seis prisões. A investigação teve início a partir de um relato feito por integrante de uma das empresas alvo dos policiais militares denunciados.
Publicidade
O relato informava que os policiais, tiravam proveito de aparatos dos postos 5 e 20 do BPRV, realizavam fiscalizações, autuavam e retinham veículos, até obterem contato com os proprietários ou representantes das empresas para, em seguida, solicitar e exigir o pagamento de propina em troca de isentar tais veículos da fiscalização pelos referidos postos do Batalhão.


Durante as investigações foram deferidas pelo Juízo da Auditoria Militar as medidas cautelares de interceptação telefônica e quebra de sigilo de dados. Dessa maneira foi possível comprovar os fatos noticiados e desarticular parte da organização criminosa que operava junto ao batalhão envolvido.

Foram denunciados o major Felipe Lopes Magalhães dos Reis, o subtenente Epaminondas da Costa Lima, os subtenentes reformados Luiz Cláudio Cardoso de Oliveira e Marcos Souza de Oliveira, e os segundo sargentos Renato Mendes Xixiu e Wellington Soares da Silva. Eles irão responder por organização criminosa, corrupção passiva, concussão e lavagem de dinheiro.