No Galeão, prefeito Marcelo Crivella apresenta tomógrafos e outros equipamentos comprados para combate à pandemia - Gilvan de Souza
No Galeão, prefeito Marcelo Crivella apresenta tomógrafos e outros equipamentos comprados para combate à pandemiaGilvan de Souza
Por Juliana Pimenta

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, apresentou, ontem, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), um lote com dez tomógrafos, 110 aparelhos de raio-X digital e 20 autoclaves de cem litros, que serão usados para ajudar no diagnóstico da covid-19 em hospitais da cidade.

"O melhor teste para o novo coronavírus é a tomografia, sobretudo para aqueles que têm comorbidades. O equipamento permite que, em poucos minutos, tenhamos imagens dos pulmões do paciente. Isso permite que aqueles diagnosticados com covid-19 sejam tratados imediatamente, para evitar que seus casos se agravem a ponto de precisarem de UTI e respiradores", afirmou o prefeito.

Na ocasião, Crivella anunciou, ainda, que o município irá receber da China, entre outros itens, 300 respiradores até o fim da semana que vem. Serão, ao todo, 160 toneladas de equipamentos, que correspondem a um investimento de R$ 4,4 milhões. Além dos respiradores, também chegarão dois milhões de máscaras, que serão usadas pelo município para suprir os hospitais cariocas, em especial as unidades de campanha do Riocentro e o Ronaldo Gazolla.

Isolamento prorrogado

O prefeito também reforçou a orientação para que a população continue em casa, seguindo as medidas de prevenção contra propagação da covid-19.

Crivella avaliou que o prazo do isolamento, que acabaria hoje, precisou ser prorrogado por mais 15 dias para evitar o crescimento descontrolado da curva de contaminação. "O afastamento social vai preservar a todos, principalmente idosos e pessoas com comorbidades. Por favor, fiquem em casa", destacou.

Isenção da passagem

Além disso, a Prefeitura do Rio anunciou uma parceria com a empresa aérea Latam para facilitar o transporte de profissionais de saúde que vierem trabalhar na cidade, no combate ao novo coronavírus.

Os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos nas ações para conter a pandemia terão isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque. O objetivo é ampliar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados.

 

Você pode gostar
Comentários