David Wu Tai estava internado desde o dia 17 de abril, em hospital da Barra da Tijuca - Redes Sociais
David Wu Tai estava internado desde o dia 17 de abril, em hospital da Barra da TijucaRedes Sociais
Por O Dia
Rio - Internado desde o dia 17 de abril em uma UTI da Unimed da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o diretor de Informática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), David Wu Tai, não resistiu à covid-19 e faleceu nesta quarta-feira. Ele pertencia ao grupo de risco da doença, já que tinha 71 anos.
Cimar Azevedo, diretor adjunto de pesquisa do instituto, confirmou o falecimento em entrevista coletiva. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), David trabalhava no IBGE há mais de 40 anos - começou a carreira na empresa em 1978.
Publicidade
Ele acumulou diversas funções e cargos no instituto durante sua estadia como funcionário. Além de diretor de informática, também atuou como coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações e coordenador operacional dos censos.
O IBGE divulgou nota de pesar na manhã desta quinta-feira:
Publicidade
"David percorreu uma trajetória brilhante ao longo de seus mais de 40 anos no IBGE, onde foi o idealizador e catalizador de transformações cruciais na história da Instituição. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, ingressou no IBGE em 1978, como Coordenador do Projeto Contas Consolidadas do Setor Público. No Estado de São Paulo, foi Coordenador do Censo Demográfico de 1980, e depois, Chefe da Divisão de Coleta da Unidade Estadual. Em 1988-1990, foi Diretor Geral do IBGE no Rio de Janeiro, onde também exerceu a Chefia da Unidade Estadual do Rio de Janeiro e a Coordenação Operacional dos Censos."
O pronunciamento se estende:
Publicidade
"Entre 1995-2019, exerceu o cargo de Coordenador Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI). Nesse período, liderou o processo de inserção do IBGE na Internet, adotando as recomendações internacionais e tornando as informações sobre todas as pesquisas do IBGE acessíveis, gratuitamente, à toda a sociedade brasileira. Em 2019-2020, David ocupou o cargo de Diretor de Informática do IBGE e de Presidente da Comissão Operacional do Censo Demográfico", finalizou a nota.