Médicos e enfermeiros, além de outros profissionais das redes públicas municipais e do Estado do Rio são contemplados no projeto - Daniel Castelo Branco
Médicos e enfermeiros, além de outros profissionais das redes públicas municipais e do Estado do Rio são contemplados no projetoDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - O O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) entrou nesta quinta-feira com uma ação na Justiça Federal solicitando que os profissionais do estado ou do município, que se enquadrem no grupo de risco para a covid-19, sejam afastados das suas funções. Segundo eles, já existe o planejamento de novas ações judiciais com intuito de cobrar ajustes de outras irregularidades registradas.
A solicitação se refere a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que, segundo a instituição, têm trabalhado expostos ao novo coronavírus.
Publicidade
De acordo com o conselho, foram realizadas fiscalizações junto à rede pública de saúde do Rio, estadual e municipal, que atestaram o "descumprimento generalizado de leis, resoluções e protocolos de biossegurança" e também há falta de equipamentos adequados (EPIs). Ainda segundo o órgão, as autoridades se omitem em promover condições necessárias para o exercício da enfermagem livre de riscos aos usuários e aos próprios trabalhadores que estão na linha de frente da assistência à população.
Foi informado em nota, que as categorias profissionais em grupo de risco, incluindo as que prestam serviços essenciais, foram afastadas do contato com o público e "com a enfermagem não pode ser diferente, justamente porque o direito à saúde, vida e dignidade não comporta tal flexibilização". 

Grupos de Risco

Estão no grupo de risco as gestantes; aqueles com idade igual ou superior a 60 anos; com cardiopatias graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica); pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC); imunodepressão; doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabetes mellitus; doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica.

Em nota, o conselho informou que mesmo com todas as recomendações quanto à necessidade de afastamento daqueles que compõem o "grupo de risco", recebe denúncias indicando que hospitais mantém estes profissionais em contato direto com o pacientes com a covid-19.