Por

A prefeitura de Duque de Caxias assumiu, ontem, a administração do Cemitério Público Gratuito Municipal, que fica na Rodovia Washington Luiz, no bairro Parque Sarapuí. A encampação do serviço cemiterial foi aprovada após denúncias darem conta de que os enterros gratuitos vinham sendo negados pela concessionária AG-R Eye Obelisco Serviços Funerários, responsável pela administração de todos os cemitérios da cidade da Baixada Fluminense. A empresa também é investigada pela Polícia Civil por manter contêineres frigoríficos expostos em outro cemitério do município, contrariando decreto da prefeitura.

A tomada do cemitério foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária, na Câmara de Vereadores do município. As denúncias feitas por famílias de pacientes vítimas do novo coronavírus indicavam que a concessionária se recusava a realizar os enterros gratuitos aos finais de semana, conforme determina um TAC assinado pela empresa com a administração municipal e o Ministério Público.

Outro entrave com a concessionária aconteceu na sexta-feira, após a empresa autorizar a instalação de contêiner frigorífico para manter fila de espera de corpos na porta do cemitério Tanque do Anil, na Vila Operária. A denúncia chegou a virar caso de polícia, sendo registrada na 59ª DP (Duque de Caxias).

Antes disso, na última segunda-feira, a prefeitura já havia acusado a empresa de descaso por não recolher corpos de vítimas do vírus no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo.

Serviço retomado

Para restabelecer o serviço, a prefeitura de Duque de Caxias informou que as famílias que necessitarem do sepultamento gratuito devem procurar a Central de Atendimento Funerário, de segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, de 9h ao meio-dia, na sede da prefeitura, no bairro Jardim Primavera. Os documentos necessários para o atendimento são: declaração de óbito, comprovante do responsável, comprovante de residência do falecido e documento original do responsável.

Ainda de acordo com a prefeitura, a retirada do contêiner irregular na porta do cemitério Tanque do Anil seria feita ontem. A Defesa Civil informou que não havia corpos dentro do compartimento.

Você pode gostar
Comentários