Por

Com 458 casos confirmados do novo coronavírus, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Duque de Caxias permanece ocupando a triste posição de segundo município mais atingido no estado do Rio, perdendo apenas para a capital (6.448 casos). O número de óbitos chega a 83, menor apenas que o registrado no Rio (603).

Ao longo da semana, fotógrafos de O DIA estiveram na cidade e flagraram cenas angustiantes: centenas de pessoas se aglomerando em filas de bancos para receber o auxílio emergencial do governo federal ou, simplesmente, circulando pelos comércios, que resistem às medidas para conter o avanço da doença.

A taxa de letalidade preocupa. Dados da área de epidemiologia e estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostram que o município da Baixada Fluminense é o que vê o número de óbitos a cada 100 mil habitantes evoluir mais rapidamente.

Além da velocidade com a qual acumula óbitos, Duque de Caxias apresenta a maior taxa de letalidade (número de óbitos por casos confirmados) entre os municípios analisados (17,72%), seguido por Nova Iguaçu (9,41%), São João de Meriti (9,29%), Rio de Janeiro (9,06%), São Gonçalo (8,80%) e Mesquita (8,44%). Niterói (7,27%), Belford Roxo (6,06%), Volta Redonda (4,31%) e Itaboraí (4,23%) completam a lista. Os dados são referentes à última quinta-feira. A baixa capacidade do sistema de saúde e o desrespeito ao isolamento contribuem para essa triste estatística.

Você pode gostar
Comentários