Por O Dia

A juíza federal Carmen Silvia Lima de Arruda intimou o Ministério da Saúde a substituir a direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), alegando omissão e negligência no enfrentamento da pandemia da covid-19. Em sua decisão, a magistrada cobra abertura de leitos ociosos na unidade. Segundo ela, há 240 leitos no Prédio 1, sendo que apenas 17 desses foram ocupados por pacientes infectados por coronavírus.

A juíza aponta, ainda, 14 respiradores fora de uso no HFB e outros 30 leitos de UTI vazios por falta de profissionais. De acordo com Carmem Silva Lima de Arruda, esse leitos estariam equipados e em condições de uso.

A decisão da juíza expõe outros problemas na unidade, como a falta de testes para verificar se há profissionais de saúde infectados e ausência de plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus, além da falta de aquisição de equipamentos de proteção, como máscaras N-95. Em seu despacho, a juíza cobra explicações do Ministério da Saúde sobre os leitos vazios e equipamentos desativados.

OUTROS HOSPITAIS DA REDE

A juíza Carmem Silvia Lima de Arruda também cobrou abertura de leitos nos outros cinco hospitais federais da cidade do Rio, o que, segundo ela, já havia sido determinado em outra decisão, mas ainda não fui cumprido. A juíza determina, ainda, que o Governo do Estado faça uma auditoria nessas unidades e nos institutos federais para que seja analisada a quantidade de leitos vazios e de respiradores disponíveis.

Procurado pelo DIA, o Ministério da Saúde não se pronunciou. Já a direção do Hospital Federal de Bonsucesso informou que só irá se manifestar no processo judicial.

Você pode gostar
Comentários