Funcionários da Saúde estão sem receber salário desde novembro - Daniel Castelo Branco
Funcionários da Saúde estão sem receber salário desde novembroDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, nesta segunda-feira, que a taxa de ocupação de todas as unidades da rede estadual é de 74% em leitos de enfermaria e 84% em leitos de UTI. Ao todo, 2.266 pacientes estão internados em unidade do estado. Ao analisar toda a rede pública, 363 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal.
Até o momento, 739 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid foram abertos em todo o estado do Rio de Janeiro. Desse total, 587 são em hospitais de referência para o tratamento de coronavírus, sendo 299 UTIs e 288 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 152 leitos para o tratamento da covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

A pasta também destacou que todos os outros leitos destinados para a covid estão ocupados e que há rotativa de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs. As exceções para a situação são do Hospital Regional Zilda Arns (cujas taxas de ocupação são de 85% na enfermaria e 86% na UTI) e do Hospital de Campanha Lagoa-Barra (onde há 60 pacientes internados, 42 em leitos de UTI).

O próximo hospital de campanha a ser inaugurado será o do Maracanã, que terá 400 leitos, 80 deles de UTI, nos próximos dias. Os demais 1.400 leitos em outros sete hospitais de campanha e uma estrutura modular serão inaugurados de forma gradativa no ao longo do mês de maio, de acordo com a evolução da pandemia.


Unidades destinadas covid-19

Rio de Janeiro
Publicidade
Hospital de campanha Lagoa-Barra (65 leitos, inicialmente)
Hospital Estadual Anchieta (14 UTI e 61 enfermaria)
Hospital Universitário Pedro Ernesto (52 UTI e 48 enfermaria)
Instituto Estadual do Cérebro (44 UTI)
Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (7 UTI)

Niterói
Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras (10 UTI e 7 enfermaria)

Volta Redonda
Publicidade
Hospital Regional Zilda Arns (80 UTI e 149 enfermaria)

Vassouras
Hospital Universitário de Vassouras (50 UTI)