Monaliza Oliveira, aluno do curso Técnico em Design de Interiores no Senac da Barra da Tijuca - Arquivo pessoal
Monaliza Oliveira, aluno do curso Técnico em Design de Interiores no Senac da Barra da TijucaArquivo pessoal
Por Danillo Pedrosa

Adotado por escolas e universidades de todo o país, o ensino a distância também passou a substituir as salas de aula do Senac da Barra da Tijuca durante a pandemia. Sem poder abrir as portas para manter o isolamento social, a instituição já adaptou cinco cursos para a modalidade online.

Acostumados com as aulas presenciais, alunos do cursos de Administração, Produção de Moda, Design de Interiores, Chef Executivo de Cozinha e Confeiteiro puderam manter a rotina de estudos pela internet. Moradora da Freguesia, Monaliza de Oliveira afirma que se adaptou rapidamente à nova rotina.

"No início, ficar sem as aulas presenciais foi muito assustador pra mim. Achei que ia perder todo o 'sangue quente' que estava sentindo. Mas o Senac desenvolveu em um curto espaço de tempo a plataforma virtual para dar continuidade ao ensino. Os professores ficam à nossa inteira disposição das 8h às 12h (horário das aulas presenciais) e ainda tiram dúvidas a qualquer hora do dia. Confesso que tenho me dedicado mais do que antes", conta a empresária.

Dona de um salão de beleza, Monaliza se matriculou no curso Técnico em Design de Interiores com o objetivo de ingressar em um mercado que pelo qual se interessou após fazer uma reforma de dois anos na casa em que mora com a família.

"Aprendendo com as dificuldades. E vamos falar a verdade? A tecnologia hoje, à nossa disposição o tempo todo, não nos permite posição negativa. Meus filhos também fazem aulas online. O acesso é prático. Dispomos de todo material didático, material de apoio, aulas anteriores gravadas e uma dinâmica bem atual", completou.

O principal motivo das mudanças no curso é minimizar o atraso na grade curricular dos alunos, que, geralmente, querem exercer a profissão o mais rápido possível.

"Os estudantes de curso técnico profissionalizante têm pressa para se inserir no mercado de trabalho. Não podíamos ficar esperando o isolamento cessar", explica Maria de Fátima, que ministra o Projeto Residencial do curso Técnico de Design de Interiores.

 

Você pode gostar
Comentários