Witzel afirmou estar tranquilo.
Witzel afirmou estar tranquilo. "Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira"Gilvan de Souza
Por PALOMA SAVEDRA
O governo do Estado do Rio de Janeiro descarta adotar, neste momento, o lockdown como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Mas, após uma reunião na noite desta quinta-feira, o governador Wilson Witzel decidiu deixar pronto um projeto de isolamento total se necessário for.
Secretário da Casa Civil e Governança, André Moura confirmou a informação e disse a O DIA que será definido um grupo de estudos para preparar e estudar essa medida. 
Publicidade
"Não estamos definindo que haverá. Mas, se necessário for, se entendermos que é pra fazer, estamos nos preparando. Vamos definir um grupo de estudo que vai preparar e analisar o lockdown. Se entendermos necessários vamos colocar em prática, assim como um plano de saída dele (do isolamento)", afirmou Moura.
Todas as medidas serão analisadas dia a dia e coordenadas pelo Gabinete de Acompanhamento e Fiscalização do combate à covid-19. A equipe discutirá o assunto com as diversas áreas do estado, como as secretarias de Governo, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Transportes, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil.
Publicidade
O governo admite a possibilidade de bloqueio de estradas, a proibição expressa da circulação de pessoas e veículos particulares, deixando fora desses impedimentos profissionais das áreas de segurança, saúde, além daqueles que exercem atividades no setor de entrega em domicílio.
Da mesma forma, os estudos apontaram caminhos para a saída do isolamento e a retomada da economia fluminense, com abertura lenta e gradual, por exemplo, do comércio. 
Publicidade
Por enquanto, o posicionamento do governo é apenas auxiliar os municípios fluminenses, com a fiscalização, caso eles decidam decretar o isolamento total.