Permanência nas praias é considerada uma infração e os cidadãos podem ser multados em R$ 107
 - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Permanência nas praias é considerada uma infração e os cidadãos podem ser multados em R$ 107 Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A Guarda Municipal informou que, neste final de semana, foram aplicadas 172 multas por falta de máscaras na via pública, incluindo as praias. Além disso, cerca de 500 pessoas oram orientadas e retiradas da areia das praias do Rio após abordagem dos agentes. As praias da Zona Sul do Rio registraram movimento de banhistas e pedestres neste domingo, apesar das restrições devido a pandemia do novo coronavírus
A corporação já registrou 1.966 multas por falta do uso de máscaras em toda a cidade, incluindo as praias, entre os dias 5 de junho e 20 de julho. 

A Prefeitura também fiscalizou, neste fim de semana, 165 estabelecimentos e 141 ambulantes em ações conjuntas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com a Guarda Municipal, Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Fazenda, nas Zonas Sul e Oeste.
Publicidade
Fiscais da Vigilância Sanitária inspecionaram 86 estabelecimentos interditando seis deles. Foram aplicaram 36 multas por falta de higiene e de insumos para lavagem das mãos como sabonete e papel-toalha, entre outras irregularidades.
LEIA MAIS: Homem é preso após ameaçar fiscal da Prefeitura com arma de fogo durante ação contra aglomeração

A Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização já autuou, desde o início da reabertura 81 estabelecimentos pelo uso irregular de mesas e cadeiras e funcionamento sem autorização.

Fim de semana

As equipes inspecionaram a Feira da Praça Seca e entorno, Barra da Tijuca, Campo Grande, Olaria, Bangu e Cosmos, na Zona Oeste; a mureta da Urca e entorno, e a orla de Copacabana, Ipanema, Leblon, Glória, na Zona Sul; Penha e Vila da Penha, na Zona Norte; e Centro.
Publicidade
Ação 'Blitz da Vida'
Além disso, por meio da operação especial "Blitz da Vida", a GM busca conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus durante fiscalização sanitária também na orla da cidade. Ao todo, 104 guardas municipais atuaram neste fim de semana na orla das Zonas Sul e Oeste.

As equipes também atuam coibindo os jogos coletivos, que são permitidos somente de segunda a sexta-feira pelas novas regras previstas em decreto.