ZONA OESTE - ANIMAIS - Após morte da dona, cerca de 100 animais estão sob cuidados da ONG Paraíso dos Focinhos -
ZONA OESTE - ANIMAIS - Após morte da dona, cerca de 100 animais estão sob cuidados da ONG Paraíso dos Focinhos"Regivaldo Fernandes"
Por O Dia

Quando a protetora Lucy faleceu, há poucas semanas, cerca de 100 animais, entre cães e um cavalo, ficaram desamparados sem a dona por perto. Para manter a dignidade e conforto deles, a ONG Paraíso dos Focinhos, de Guaratiba, resolveu assumir a responsabilidade de cuidar e lançou uma campanha de arrecadação de recursos online, já que os custos são muitos.

Com um histórico de ajuda a animais de todo o Rio de Janeiro, principalmente na Zona Oeste, a Paraíso dos Focinhos abriga agora cerca de 450 animais - contando com os de Lucy -, alguns com histórico de zoofilia, maus tratos, abandono e até baleados. Com a chegada dos novos pets, o trabalho que já era difícil ficou ainda mais, e toda ajuda agora é muito bem-vinda.

"Precisamos dar condições melhores de vida e saúde. Vamos cuidar de cada um com o carinho e dignidade que merecem, fazendo a castração e vacinação de todos para que possam ser adotados. Mas para que vivam saudáveis até que esse dia chegue, é preciso transformar o lugar onde eles aguardam por uma família", diz Hanriette Soares, presidente da ONG. 

Os animais ficam em um sítio que era mantido por Lucy, que tinha dificuldades financeiras e não fez obras necessárias no espaço. Toda a ajuda que recebia era usada para alimentar os animais. Agora, a responsabilidade ficou com a ONG, que vai iniciar um série de reformas no local. 

Para ajudar a organização, basta fazer doações no site 'www.kickante.com.br/campanhas/um-paraiso-maior-mais-focinhos. A arrecadação vai durar até o dia 7 de setembro, e quem contribuir receberá alguns brindes, como máscaras, adesivos e outros produtos. Também é possível acompanhar a associação nas redes sociais, no Instagram @ongparaisodosfocinhos e Facebook @oscipparaisodosfocinhos.

DOAÇÃO NA PANDEMIA

Além da ajuda aos animais, a Paraíso dos Focinhos vai participar de uma ação para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na Baixada Fluminense, em parceria com o 20º Batalhão de Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, a Loja Leader e a empresa Capital das Cestas. A ONG vai distribuir para crianças 500 livros para colorir, idealizados e criados pela presidente da Associação. Cada exemplar conta a história de animais que sofreram tortura e maus-tratos de uma maneira instrutiva e pedagógica.

Sucesso das redes sociais
Publicidade
O trabalho da ONG Paraíso dos Focinhos no Rio de Janeiro chama atenção até de famosos, que também contribuem para o bem-estar de cerca de centenas animais. A madrinha da associação, por exemplo, é a atriz Paolla Oliveira, e o padrinho é o ator e comediante Marcelo Adnet. 
Além disso, as ações da ONG têm grande repercussão nas redes sociais, principalmente entre os seus mais de 1 milhão de seguidores, somando Facebook e Instagram. São cerca de 4 milhões de engajamento por semana. 
Publicidade
'Castramóvel' chama a atenção nas ruas do Rio
Publicidade
A Paraíso dos Focinhos iniciou em 2018 um projeto para evitar o crescimento desenfreado da população de animais de rua e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os bichos. O "Castramóvel", um ônibus adaptado com materiais cirúrgicos, realiza desde então a esterilização de cães e gatos pela cidade e já é um sucesso.
Além de diminuir o números de animais nas ruas, a programa de castração ajuda na redução da ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais).
Publicidade
"É uma grande realização a concretização deste projeto, pois o controle de natalidade, o abandono e os maus-tratos aos animais irão reduzir bastante", afirma Hanriette Soares, presidente da organização não governamental de Guaratiba.
Você pode gostar
Comentários