
Mas atenção: somente terá como digitalizar o documento quem tiver quitado o IPVA anual e os boletos da GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e do DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder). De acordo com informações do Detran-RJ, basta o dono do veículo pagar as taxas e 24h depois pode baixar o documento no aplicativo do governo federal. "Estou com toda documentação paga e por causa do coronavírus não tive como pegar o documento do carro porque os postos estavam fechados. Mas agora vou baixar pela internet", conta José Carlos Santos, 48 anos, motorista de Uber. "Trabalhava preocupado porque o documento é de 2019", afirma.
É importante destacar que a versão digital do documento é válida em todo o território nacional e substitui o documento obtido no Detran. Além do certificado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode ser baixada pelo aplicativo.
O condutor ou proprietário do veículo que quiser ter o documento em papel poderá imprimir a versão digital em casa. “Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, frisa Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.
Para troca de características do automóvel, transferência de propriedade, troca de placa e de domicílio, além de outros serviços que necessitem de vistoria, é necessário que o condutor agende atendimento para comparecer à uma unidade do Detran.
Dicas
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital pode atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito e a CNH pode ser baixada automaticamente.
Para baixar o documento digitalizado é preciso digitar um número de segurança que está no CRV (Certificado de Registro do Veículo). Ou seja, é preciso ter o documento em mãos.
Para os mais antigos o CRV é o mesmo que documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Essa numeração fica na parte superior direita do documento.
Tutorial ensina como ter o CRLV digital
No aplicativo um tutorial explica como realizar o procedimento, no link https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral.
1) Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2) Cadastre o usuário
2.1) Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
2.2) Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
2.3) Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3) Baixe o CRLV Digital
3.1) Faça o login
3.2) Selecione “Veículos”
3.3) Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
3.4) Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital