Detran-RJ: licenciamento anual agora é pela internet

Mais de um milhão de proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro poderão acessar o documento em celulares

Por MARTHA IMENES

Documento digital pode ser baixado no site do Denatran. Proprietário do veículo tem que estar com as taxas em dia
Documento digital pode ser baixado no site do Denatran. Proprietário do veículo tem que estar com as taxas em dia -
A praticidade e modernidade chegaram para ficar no Detran-RJ. A partir da próxima segunda-feira, dia 3, os proprietários de veículos não precisarão mais enfrentar filas e aglomerações para pegar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Em apenas um touch o documento poderá ser baixado pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) via aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, em sistemas Android e IOS. 

Mas atenção: somente terá como digitalizar o documento quem tiver quitado o IPVA anual e os boletos da GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e do DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder). De acordo com informações do Detran-RJ, basta o dono do veículo pagar as taxas e 24h depois pode baixar o documento no aplicativo do governo federal. "Estou com toda documentação paga e por causa do coronavírus não tive como pegar o documento do carro porque os postos estavam fechados. Mas agora vou baixar pela internet", conta José Carlos Santos, 48 anos, motorista de Uber. "Trabalhava preocupado porque o documento é de 2019", afirma. 

É importante destacar que a versão digital do documento é válida em todo o território nacional e substitui o documento obtido no Detran. Além do certificado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode ser baixada pelo aplicativo.

O condutor ou proprietário do veículo que quiser ter o documento em papel poderá imprimir a versão digital em casa. “Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, frisa Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.

Para troca de características do automóvel, transferência de propriedade, troca de placa e de domicílio, além de outros serviços que necessitem de vistoria, é necessário que o condutor agende atendimento para comparecer à uma unidade do Detran.

Dicas
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital pode atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito e a CNH pode ser baixada automaticamente.

Para baixar o documento digitalizado é preciso digitar um número de segurança que está no CRV (Certificado de Registro do Veículo). Ou seja, é preciso ter o documento em mãos.

Para os mais antigos o CRV é o mesmo que documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Essa numeração fica na parte superior direita do documento.

Tutorial ensina como ter o CRLV digital
No aplicativo um tutorial explica como realizar o procedimento, no link https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral.
1) Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2) Cadastre o usuário
2.1) Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
2.2) Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
2.3) Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3) Baixe o CRLV Digital
3.1) Faça o login
3.2) Selecione “Veículos”
3.3) Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
3.4) Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital
 

Comentários