ZONA OESTE - CRAQUES DA VIDA - Projeto social Craques da Vida leva jovens de volta a campo na Vila Aliança - fotos Kelvin Dilan
ZONA OESTE - CRAQUES DA VIDA - Projeto social Craques da Vida leva jovens de volta a campo na Vila Aliançafotos Kelvin Dilan
Por Danillo Pedrosa

Após meses de inatividade por causa da pandemia do novo coronavírus, o projeto Craques da Vida, na Vila Aliança, volta a fazer a bola rolar para jovens da comunidade. Seguindo uma série de medidas de segurança que lembram os grandes clubes brasileiros, entre elas a testagem de todos os atletas que foram a campo, a comissão técnica levou o elenco ao gramado na última terça, para a alegria da garotada do time sub-18.

A exemplo de clubes profissionais, as jovens promessas do projeto seguiram um protocolo cuidadosamente elaborado para minimizar os riscos de contágio pela covid-19. A retomada das atividades foi dividida em duas fases: a de testes — doados pelo Flamengo —, realizados no fim de julho, em Bangu, e a dos treinos presenciais com capacidade reduzida, pelo menos por enquanto.

Nesta segunda fase (a atual), os treinos no campo são realizados na parte da manhã. Os atletas foram divididos em três grupos de oito, com treinamentos específicos e individualizados de até 30 minutos. Cada jogador precisa levar a sua própria água e chegar ao local de treino usando máscara facial, onde têm sua temperatura aferida e as mãos higienizadas com álcool em gel 70%. Ao fim de cada atividade, todos os materiais são sanitizados. Mesmo com todas as limitações, a ansiedade para o retorno era grande.

"Nem dormi direito. Eu passei a segunda-feira toda arrumando o material, fui dormir 22h e acordei 4h40. Os meninos ficaram muito felizes, tivemos uma resposta muito boa, eles entenderam por que atrasamos a nossa volta. Foram treinamentos muito eficazes. Estamos muito empolgados", revela o treinador e idealizador do projeto, Franklin Ferreira.

Além da ajuda do Rubro-Negro, o projeto teve apoio do atacante Richarlison, ex-Fluminense e atualmente no Everton, da Inglaterra. O jogador e a Velasco Sport Group — empresa que agencia a sua carreira —, foram responsáveis pela doação dos uniformes de treino do Craques da Vida. 

Treinos de excelência

A metodologia utilizada nos treinos é a 180º TS, elaborada por Mateus Monteiro e Dihego Matheuz justamente para que os jovens de projetos sociais tenham treinamentos semelhantes aos de atletas profissionais. O objetivo é, além de fornecer aos garotos preparo físico e técnico de excelência, ajudá-los no desenvolvimento psicológico, cultural e social.

 

Velasco Sport Group
Publicidade
Duas décadas de história
Fundada há 23 anos por Franklin Ferreira, a ONG Craques da Vida mudou a vida de muitos jovens da Vila Aliança. Isso porque, além do futebol, o projeto também incentiva a cultura e a educação de crianças da comunidade, com atividades como street dance e apoio escolar (Craques da Leitura). 
Publicidade
"Nossa prioridade é formar cidadãos, mas as raízes do nosso futebol estão nas comunidades. Hoje, nos tornamos um projeto referência, e muitos jovens vêm nos procurar", conta Franklin.
Alguns dos garotos que passaram pelo projeto hoje brilham nos gramados do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. O laterais-esquerdos Alexandre, do Vasco, e Lucas Barros, do Botafogo, deram seus primeiros passos no futebol defendendo a camisa do Craques da Vida. A sensação é de vitória para Franklin. 
Publicidade
"Vê-los encaminhados é uma sensação de dever cumprido. Eu estava certo, ajudei a mudar o local onde moro", disse o idealizador.
Você pode gostar
Comentários