Sobe para 22 o número de casas interditadas na Mangueira

Casas estão interditadas até que os técnicos elaborem um diagnóstico da geologia da área, previsto para esta segunda-feira

Por O Dia

Deslizamento de terra no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio
Deslizamento de terra no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio -
Rio - A Defesa Civil, por orientação da Geo-Rio, subiu de cinco para 22 o número de interdições preventivas no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio, após o deslizamento de uma encosta. As casas estão interditadas até que os técnicos elaborem um diagnóstico da geologia da área, previsto para esta segunda-feira.
O deslizamento aconteceu na Rua Seis, na localidade conhecida como Loteamento e deixou um rastro de destruição na sexta-feira.
A Comlurb removeu desde sexta-feira na área em que houve o deslizamento, na Mangueira 125 toneladas de resíduos. A Companhia reiniciou o trabalho nesta segunda-feira na encosta onde ocorreu o deslizamento com uma equipe de garis alpinistas, formada por sete profissionais treinados em técnica de rapel. 
A Prefeitura do Rio informou que uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) voltou ao local para dar apoio às 17 famílias afetadas por essa nova interdição. Elas foram atendidas por assistentes sociais e preferiram ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Adalberto Ismael de Souza nesta segunda-feira, pois estavam retirando pertences para levar para casas de parentes. Nesta nova abordagem também não houve interesse por abrigamento.

No caso das cinco residências que já estavam interditadas, quatro famílias desalojadas foram para residências de parentes e uma está em casa cedida pela Associação de Moradores. Nenhuma delas quis acesso a cestas básicas. A secretaria segue em contato direto com a Associação de Moradores, que também atua no apoio às famílias.

Já foram removidos do local pela Comlurb 125 toneladas de resíduos. O trabalho de remoção de resíduos continuará nos próximos dias, acrescenta a Prefeitura.

Comentários