Bandão da Casa do Choro, antes da quarentena - Divulgação/Flora Pimentel
Bandão da Casa do Choro, antes da quarentenaDivulgação/Flora Pimentel
Por RICARDO SCHOTT

Rio - Criadora do projeto Escola Portátil de Música (EPM), que forma jovens e adultos através da linguagem do choro há duas décadas, a Casa do Choro já queria há anos montar um módulo virtual, para atender às necessidades de quem não tem tempo para fazer cursos presenciais de música - e para poder ter alunos de todo o Brasil e até de outros países. Na busca de soluções para a impossibilidade de fornecer a, é possível fazer inscrições no projeto #EPMVirtual, pelo site www.casadochoro.com.br/inscricoes, e ter aulas de música pela internet.

"Nos primeiros dois dias recebemos inscrições da Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, EUA e muita gente de vários estados brasileiros", conta Paulo Aragão, violonista, arranjador e diretor da EPM e da Casa do Choro. "Trata-se de uma turma que apreciava o nosso trabalho. E que eventualmente tinha contato conosco vindo ao Rio ou indo aos nossos festivais sazonais pelo Brasil e pelo mundo. Mas que agora pode ter uma rotina de estudo semanal, com a nossa equipe de 40 professores, em várias áreas da música popular. Temos aulas de instrumentos, aulas teóricas e práticas, cursos infantis", completa.


Cursos disponíveis
Publicidade

Entre os cursos do módulo virtual, estão instrumentos como acordeom, bandolim, bateria, cavaquinho, piano, saxofone, violão e vários outros - confira no site. Há também cursos de canto, canto coral, técnica vocal. E um aprendizado mais técnico, de harmonia, harmonia do choro, solfejo, leitura rítmica, ou de práticas de arranjo e composição. Para crianças, há bandinha portátil, o coro infantil, a musicalização infantil e o violão para crianças.

"Junto ao Módulo Virtual, estamos preparando o lançamento da Casa do Choro Digital, uma plataforma com muitos conteúdos - cursos online, séries, shows, vasto material para pesquisa - que estará acessível para o mundo todo a partir de setembro, marcando as comemorações pelos 20 anos de existência da Escola Portátil", explica Paulo.
Publicidade

Bandão virtual

No sábado, mesmo dia do encerramento das inscrições, a Casa do Choro e a EPM fazem mais uma edição do Bandão Virtual. As aulas de sábado da escola sempre costumam encerrar com alunos e professores tocando um clássico da música brasileira. Com a quarentena, o evento foi levado para a internet, e dessa vez corpo discente e docente tocam juntos 'O Canto das Três Raças', de Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte. O encontro poderá ser visto no canal da casa no YouTube.
Publicidade

Casa fechada 

A Casa do Choro permanece fechada e sem shows agendados, por causa da quarentena. "É um momento de grande dificuldade porque a casa depende do funcionamento, e estamos conseguindo manter as atividades didáticas mediante um enorme esforço coletivo e à comunidade que se formou em torno da casa", relata Paulo, orgulhoso pelos vinte anos da escola. "Temos mais de 25 mil alunos que já passaram pela escola. Comemoramos termos formado músicos de ponta, mas celebramos o fato de termos formado também plateias, de termos ajudado na revalorização da música tradicional carioca".

Rua da Carioca

Considerada um "cemitério de lojas" por causa dos vários estabelecimentos que fecharam na região nos últimos anos (contava-se 40% das lojas em 2017), a Rua da Carioca é onde se localiza a sede da Casa do Choro. Paulo lamenta a degradação da rua, mas crê que as coisas podem mudar.

"Antes de inauguramos a casa, havia uma euforia em relação à revitalização da Praça Tiradentes e em relação à Rua voltar a ser central. Assim como houve uma transformação que aconteceu para pior, acreditamos que as coisas podem melhorar. É um lugar muito especial e muito importante para a cultura do Rio de Janeiro", diz. "Tentamos com as nossas atividades dar a nossa contribuição para essa melhora. Mas não depende só de nós".B
Você pode gostar
Comentários