Rio de Janeiro  - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio de Janeiro Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou, nesta quarta-feira, que vai consultar a população antes de determinar a delimitação dos espaços na areia das praias. No entanto, não explicou como e nem quando as pessoas serão consultadas. Segundo ele, os idosos e portadores de deficiência poderiam fazer a reserva por meio de um aplicativo e de graça, mas a iniciativa ainda está sendo estudada. Para evitar as recorrentes aglomerações nas praias, Crivella explicou que apenas será possível com a demarcação do lugar. "Quem chegar primeiro tem o seu espaço", esclareceu o chefe do Executivo municipal. 
"Nós estamos conversando, pensando sem pressa, verificando o que é melhor para as pessoas. A ideia agora, neste momento, é que pudêssemos voltar à praia, mas sem aglomeração e aglomeração sem máscara. E isso só é possível se fizermos como outros países fizeram, demarcando o solo. Quem chegar primeiro tem o seu espaço", explicou Crivella.
Publicidade
"Não temos uma Polícia Militar e Guarda Municipal para conter dezenas de quilômetros de praias na cidade. Então, estamos procurando organizar já que as pessoas fazem questão de ir à praia", acrescentou.
Na última terça-feira, Crivella e o superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, anunciaram que a Prefeitura testará um aplicativo de marcação de lugar na areia da praia, como forma de garantir o distanciamento e evitar aglomerações. O projeto piloto começará por Copacabana, em dias de semana, quando há menor fluxo de pessoas, segundo a prefeitura. No entanto, nesta quarta-feira, o prefeito afirmou que a ideia ainda está em estudo. 
Publicidade
A iniciativa prevê marcações de quadrantes ao longo da praia, que poderão ser ocupados por agendamento, e corredores entre eles para o acessos dos ambulantes.