Presidente Bolsonaro e prefeito Marcelo Crivella inauguram escola cívico-militar no Rocha, Zona Norte do Rio - Divulgação
Presidente Bolsonaro e prefeito Marcelo Crivella inauguram escola cívico-militar no Rocha, Zona Norte do RioDivulgação
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou, junto com o presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, a Escola Cívico-Militar Carioca, primeira do município. A unidade, no Rocha, Zona Norte, terá 560 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, em média.
Os dois vêm se aproximando há meses - o mandatário carioca busca o apoio presidencial na sua tentativa de reeleição em novembro. Na inauguração, os dois trocaram acenos. Bolsonaro não falou com a imprensa.

O presidente chegou ao local por volta das 9h10 ao lado de Crivella e do vereador carioca Carlos Bolsonaro, seu filho "02", que se filiou neste ano ao partido do prefeito. Também estavam presentes os ministros Milton Ribeiro, da Educação, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, além de deputados bolsonaristas.

Ao comemorar a entrega da obra da escola, Bolsonaro falou que quer formar bons profissionais, não "um bom militante político". Ele fez ainda uma crítica ao que considera um predomínio de programas sociais. "Queremos resgatar os pobres, e não é só através de programa social, que em grande parte não resgata. É dando conhecimento", disse. "Programas sociais são bem-vindos, mas o que liberta o homem e a mulher é o conhecimento."

Bolsonaro recebeu de Crivella a medalha Zenóbio da Costa, uma honraria da Guarda Municipal do Rio. Quando o prefeito começou a discursar, um homem vizinho ao prédio, também por meio de um microfone, o chamou de Judas. "Crivella, você é um Judas. A praia é do povo; a praia é do carioca, Crivella." O mesmo homem colocou uma música pró-Bolsonaro, do falecido MC Reaça, para tocar na caixa de som.

As autoridades estranharam a intervenção, e Crivella respondeu com "Tá bom, tá bom", antes de elogiar Bolsonaro e atacar a imprensa. "Eu vi o presidente chegar à Presidência sem essa mídia facciosa, essa mídia inimiga do povo brasileiro", afirmou

Nesta manhã, pesquisa Datafolha mostrou que o presidente está com a maior aprovação desde que assumiu o mandato: 37% consideram o governo ótimo ou bom, segundo o levantamento. Bolsonaro não comentou os dados.

A Escola Cívico-Militar General José Alberto da Costa Abreu terá 16 turmas, com cerca de 35 alunos em cada. E funcionará em turno único de oito horas, das 7h30 às 15h30. Os alunos também poderão participar de atividades extracurriculares depois, das 16h às 17h30. Entre as opções, o programa Orquestra Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Educação e que já atingiu 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, e a Escola de Lutas, que faz parte do Sábado Carioca. Os alunos farão três refeições diariamente: café da manhã, almoço e lanche.
Publicidade
A escola fica na Rua Ana Neri, 1.552, no Rocha, Zona Norte. Ela ocupa uma área de 4.973 m2, tem três pavimentos e foi equipada com laboratório de ciências, sala de leitura, duas salas inteligentes (interativas, de multimídia e robótica), uma quadra poliesportiva coberta, de 663 m2, cozinha, refeitório e banheiros. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 22 milhões.