Companhia atua em áreas que são carentes de cultura, busca ensinar e promover espetáculos com bailarinos da Zona Oeste, muitos deles afrodescendentes - fotos Luiz Carreira
Companhia atua em áreas que são carentes de cultura, busca ensinar e promover espetáculos com bailarinos da Zona Oeste, muitos deles afrodescendentesfotos Luiz Carreira
Por O Dia

O aniversário de 5 anos da Companhia Cambaio de Dança será diferente das quatro comemorações anteriores. A pandemia do coronavírus atingiu em cheio a produção cultural na cidade do Rio de Janeiro, mas, mesmo com os teatros fechados, a cultura da Zona Oeste não ficou estagnada. Muitos artistas estão usando as redes sociais para se manter em atividade e em contato com o público, sem parar de difundir a cultura. Este é o caso da Companhia Cambaio de Dança.

A Cambaio de Dança é uma companhia de arte da Zona Oeste do Rio. Ela atua especificamente em áreas que são carentes de oportunidades de cultura. Seu intuito é ensinar e promover espetáculos com bailarinos da região, além de trabalhar com responsabilidade social e valorização da cultura negra. Vale ressaltar que a Cambaio foi indicada em duas categorias para o prêmio Cesgranrio de Dança 2020 por seu espetáculo "Ressonância Caótica".

Criada há cinco anos pelo bailarino Roberto Silva, no bairro de Campo Grande, a Companhia não poderá realizar presencialmente a sua tradicional Semana de Aniversário, de 24 a 29 de agosto. Mas nem por isso as atividades serão canceladas. A Companhia planeja festejar mais um ano estimulando a cultura da Zona Oeste com vários eventos virtuais.

A Cambaio, que tem como um dos seus princípios proporcionar acesso à cultura a todos, realizará uma semana de aulas gratuitas de jazz e dança contemporânea online, através do aplicativo Zoom. As inscrições serão realizadas pelo Facebook e Instagram e, ao fim, os alunos ainda concorrerão a prêmios em sorteios promovidos com a ajuda de parceiros do bairro. Além disso, serão publicados vídeos ensinando técnicas de penteados e maquiagem para apresentações, orientação de uma psicóloga sobre a importância da atividade física no isolamento social, e sobre a carreira artística na região.

Aulas online gratuitas

O projeto culminará com a participação de alunos de escolas públicas, que terão direito a uma semana de aulas online gratuitas, e será montado um espetáculo virtual com as suas performances. A Companhia divulgará também um vídeo com os seus bailarinos dançando em suas casas, com o intuito de mostrar que mesmo a distância e no isolamento podemos nos adaptar e encontrar novas formas de desenvolver a dança.

O bailarino Roberto da Silva, de 29 anos, tem em seu currículo uma vasta experiência no mundo da dança. Ele integrou por sete anos o elenco de diversas companhias de São Paulo, Brasília, e da região Sul do país, além de realizar trabalhos no exterior.

"Quando voltei da temporada de trabalhos fora do estado, me senti muito frustrado ao perceber que a Zona Oeste não possuía nenhuma companhia onde eu pudesse exercer o meu ofício. Assim como eu, muitos outros bailarinos que se formam e se profissionalizam, não tinham um local para continuar a dançar. A Cambaio veio com o objetivo de acolher esses bailarinos, para que pudessem avançar no seu desenvolvimento e especialização na dança, além de poderem de expressar", afirmou Roberto.

Oportunidade para afrodescendentes
Publicidade
Atualmente, a Cambaio é composta por um grupo de dez bailarinos e coreógrafos, todos da Zona Oeste, e majoritariamente negros, que já integraram grandes escolas e companhias de dança, e com experiência internacional. De acordo com Roberto Silva, tinha poucos bailarinos afrodescendentes na Companhia Cambaio de Dança. "A Cambaio trouxe essa proposta de incluir principalmente esses bailarinos, que, muitas vezes, não têm oportunidades de dançar em outros lugares. Além disso, nós buscamos integrar a dança contemporânea com as danças de origem africana, resultando em uma nova linguagem de movimento".
A Companhia já obteve sucesso na apresentação de seus espetáculos no Circuito Paulista de Dança, e nas cidades de Conservatória, Valença, Petrópolis, São João de Meriti, além de exibições em importantes eventos no Rio de Janeiro, como o Congresso Panamericano de Dança Moderna e a Semana da Dança do Centro Coreógrafico. A Cambaio se apresentou também, ano passado, no Teatro Cacilda Becker, e foi indicada para o prêmio Cesgranrio de Dança com o espetáculo Ressonância Caótica.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários