Por Bruno Gentile*
Rio - O carioca não pode ver o termômetro baixar que já corre para aproveitar os poucos dias de frio e fazer aqueles programinhas típicos de inverno: desfilar com o agasalho que fica quase o ano todo no fundo do armário e se deliciar com um cardápio especial (canjicas, sopas, caldos verdes...) para aquecer por dentro e dar aquele aconchego na alma e no estômago. Wagner Clayton do Nascimento, de 40 anos, não foge à regra. O auxiliar de escritório afirma ser vidrado em sopas e caldos e, para saciar o pecado da gula, o endereço é certo, na barraquinha 'Feijão, Angu e Cia', do casal Carlos Campos, de 61 anos, e Sonia Campos, de 54.
"Sempre quando eu passo pela região de Botafogo, onde fica a barraca, costumo comprar a canjica doce, uma das melhores da região. Peço outros tipo de comida, também, como sopa de ervilha, mocotó, angu com miúdo. E tudo acompanhado de pimenta, que ajuda a esquentar ainda mais no inverno. Lá é muito bom e vale a pena comprar", conta Wagner.
Publicidade
Carlos Campos, o dono da barraquinha que fica na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul, não esconde a preferência das pessoas da região por seu cardápio e revela que já vende suas sopas e caldos há mais de uma década no mesmo lugar.
"Já estou há 14 anos aqui, então, minha freguesia é relativamente grande. Em épocas de frio, a clientela costuma dobrar e consigo vender muito bem. A pandemia deu até uma freada nos negócios e cheguei a reduzir o cardápio, por conta do prejuízo, mas com o inverno, tudo volta ao fluxo normal e se consegue equalizar bem as vendas", esclarece.
Publicidade
Questionado sobre como tem se preparado para receber os clientes durante o inverno, Carlos conta não estar preocupado. Segundo ele, o segredo é a qualidade do produto: "Aqui sempre vendi bastante. Os pratos que mais saem na nossa barraquinha são os mais quentes, mesmo: angu à baiana, campeão de vendas; sopa de ervilha; caldo verde; sopa de mocotó e canjica doce. Sem dúvidas, é um dos melhores períodos para mim e para minha esposa. Nosso comércio vai de vento em popa com esse frio”.
Campanhas do agasalho
Publicidade
Para tentar amenizar a situação de moradores de rua e pessoas desamparadas durante o inverno, muitas campanhas de agasalho surgem nessa época do ano.
Em Caxias, a Igreja Pentecostal Deus é Amor está recebendo doações em sua sede, na Av. Duque de Caxias 476.
Publicidade
Da mesmo forma, o Projeto Olubajé também está na luta para conseguir arrecadar o máximo possível de doações a pessoas desamparadas. Quem quiser doar agasalhos e cobertores basta entrar em contato pelo telefone (21) 99839-0334 e marcar em alguma estação de trem a ser combinada com o responsável. Uma iniciativa solidária para driblar o tempo frio no Rio de Janeiro.
Publicidade
Tempo permanecerá chuvoso
Apesar de ser conhecido por temperaturas muito quentes e sol forte, a paisagem no Rio será diferente nos próximos dias. Segundo a meteorologista Marlene Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia, um massa de ar bastante intensa, vinda do Oceano Pacífico, originou a frente fria que estacionou em toda Região Centro-Sul do Brasil.
Publicidade
A previsão para hoje e amanhã ainda é de tempo nublado e com pancadas de chuva, permanecendo assim até segunda-feira, quando o índice de precipitação no estado deve diminuir e o sol poderá aparecer. Em relação às temperaturas, a tendência é que fique entre a mínima de 10°C, durante a madrugada, e a máxima de 22°C, de dia. Somente a partir de quinta-feira os termômetros devem registrar novamente mais calor no Rio, com até 27°C.