Prefeito Marcelo Crivella - Cléber Mendes
Prefeito Marcelo CrivellaCléber Mendes
Por Bruna Fantti e Thuany Dossares
Rio - A Polícia Civil apreendeu um dos celulares do Prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), além de um pendrive que estava no gabinete do Palácio da Cidade, em Botafogo. Na casa de um empresário do ramo de planos de saúde e um dos alvos da operação foram apreendidos R$ 25 mil em espécie. A operação apura um suposto esquema de corrupção na Prefeitura.

Galeria de Fotos

Prédio onde mora o prefeito, na Península, na Barra Estefan Radovicz / Agência O Dia
Agentes cumprem mandados na sede administrativa da prefeitura Aline Cavalcante / Agência O DIA
Prefeito Marcelo Crivella Cléber Mendes
Publicidade
No total, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão expedidos pelo 1º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Rio. Entre os alvos estão da busca e apreensão estão empresários, pessoas que participaram da campanha do prefeito, além de políticos. 
A operação teve início em dezembro pelo Ministério Público, com base na delação do doleiro Sérgio Mizrahy. Ele foi preso na operação Câmbio Desligo, um desdobramento da Lava Jato no Rio.  
Publicidade
A ação é um desdobramento das investigações que apuram um suposto pagamento de propina através da Riotur. Em 25 de março deste ano, o prefeito Crivella exonerou Marcelo Alves do cargo de diretor-presidente da Riotur, a empresa de turismo do município. Marcelo e o irmão, Rafael Alves, são investigados por suposta corrupção. Segundo o doleiro, empresas que tinham interesse em fechar contratos com o município procuravam Rafael, com quem deixavam cheques. 
Um delegado confirmou ao DIA que entre os alvos da operação estão os nomes da lista abaixo. Alguns foram alvo de busca e apreensão, outros estão sendo investigados.
Publicidade
Marcelo Crivella
Mauro Macedo 
Eduardo Lopes (ex-senador)
Licínio Soares Bastos (contraventor) condenado pela Furacão)
Élcio Venâncio (empresário)
Rodrigo Venâncio Fonseca (empresário)
Rafael Alves (empresário)
Cesar Augusto Barbiero (ex-secretário de Fazenda)
Isaías Zavarize 
Christiano Borges Stockler Campos (empresário)
Aziz Chidid
Leonardo Nobre
Bruno Miguel Soares Sá (empresário)
Publicidade
Luiz Carlos da Silva
Marcello Faulhaber
Geraldo Guedes
A reportagem tenta contato com os citados.